plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Atletas pedem dinheiros nas ruas de Belém

Sem patrocínio público ou privado, um grupo de 13 jovens atletas da Associação Comunitária Guamaense (ACG) ocupa os cruzamentos das ruas de Belém com cartazes pedindo ajuda financeira para disputar a Copa do Brasil de Taekwondo, que será realizada em Bras

Sem patrocínio público ou privado, um grupo de 13 jovens atletas da Associação Comunitária Guamaense (ACG) ocupa os cruzamentos das ruas de Belém com cartazes pedindo ajuda financeira para disputar a Copa do Brasil de Taekwondo, que será realizada em Brasília (DF), em novembro. O grupo precisa de dinheiro principalmente para pagar suas passagens e alimentação, que gira em torno de R$ 800 para cada um.

Esta semana, de quimono, 6 jovens se revezavam quando os sinais de trânsito fechavam. Essa foi a única alternativa encontrada por eles para participar do torneio que vale pontuação no ranking nacional. Eles treinam pelo menos 3 vezes por semana na associação que vive de doações e atende crianças e jovens da área do Tucunduba, no bairro do Guamá.

Geicilene Moraes, de 21 anos é faixa preta e pretende competir na categoria 53kg. Em 53º lugar no ranking nacional, a atleta afirma que não conta com qualquer tipo de apoio governamental. “Nós temos de tirar do nosso bolso para competir e vencer. Não temos ajuda nem apoio de governantes. Em época de eleições, alguns até aparecem dizendo que vão nos apoiar, mas depois somem”, lamenta.

Campeã nas olimpíadas escolares em 2010 e 2011, em Belém, Geicilene conquistou o 6º lugar na competição de Goiânia e o 8º, em Curitiba. “É muito difícil viajar e a maioria dos torneios são para o Sul e Sudeste. Precisamos disso para subir no ranking”, afirma.

Com cartazes, o grupo de atletas de Taekwondo apela para a solidariedade dos motoristas. Muitos condutores se sensibilizam com a situação e contribuem com os atletas (Foto: Antonio Melo)

Como ajudar?

- Para qualquer tipo de doação, entrar em contato com Júnior Freire, fundador do projeto da ACG, no telefone 98428-6151. Ou Jefferson Moraes, responsável pela associação, no telefone 98318-1009.
- A Associação Comunitária Guamaense (ACG) fica localizada na Avenida Tucunduba com a Avenida Perimetral, próximo à Unidade Integrada do Pro Paz (UIPP) do Guamá.
- A Copa Brasil de Taekwondo ocorre nos dias 25, 26 e 27 de novembro, em Brasília.

Faixa preta promete dar o sangue na competição

O sonho de realizar a viagem para a Copa do Brasil de Taekwondo também é grande para Henrique Amaral, de 19 anos. O faixa preta ocupa o 99º lugar do ranking, porque ainda não conseguiu pontuar e pretende competir na categoria de 74Kg. “Sempre batalhamos na academia, nosso professor tira as crianças das áreas de risco para treinar, sempre incentivando. Já prometi que lá eu vou dar meu sangue. Precisamos de patrocínio”, solicita o atleta.

(Emily Beckman/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias