plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Pará tem segundo árbitro Fifa da história

Com a confirmação de Dewson Fernando Freitas, como árbitro Fifa, o futebol paraense coloca um apitador no mais alto patamar da arbitragem do futebol brasileiro. Dewson não é o único paraense a fazer história. O paraense Alberto da Gama Malcher começou a

Com a confirmação de Dewson Fernando Freitas, como árbitro Fifa, o futebol paraense coloca um apitador no mais alto patamar da arbitragem do futebol brasileiro. Dewson não é o único paraense a fazer história.

O paraense Alberto da Gama Malcher começou a carreira apitando várias partidas do Campeonato Paraense, na década de 40 e a mais famosa partida da carreira do árbitro foi o clássico Remo x Paysandu, quando os bicolores golearam os remistas por 7 a 0, maior placar registrado do clássico.

Depois de um bom tempo, Malcher foi para o Rio de Janeiro e com boas atuações no futebol carioca, acabou se credenciando pela Federação Metropolitana de Futebol (FMF) e chegou para a CBD (atual CBF), onde apitou diversas partidas e ganhando o status de árbitro Fifa.

Entre as suas façanhas, Malcher apitou o duelo Espanha x Chile, pela Copa do Mundo de 50, realizada no Brasil, além de várias partidas do Campeonato Sul-Americano de Seleções (Atual Copa América).

Além de árbitro, Gama Malcher foi comentarista de arbitragem no rádio e faleceu em 30/11/1978, vítima de um distúrbio vascular cerebral.

Bem diferente de Dewson, que se credenciou pela comissão de arbitragem da Federação Paraense de Futebol (FPF), Gama Malcher foi inscrito pela antiga FMF, hoje conhecida como Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), pois foi transferido para a capital carioca, por motivos profissionais.

(Diego Beckman/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias