plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

É a vez de Dewson Fernando apitar um Fla x Flu

O árbitro Dewson Fernando Freitas será uma atração à parte para os torcedores paraenses de Flamengo e Fluminense, no clássico da tarde deste domingo, no Maracanã, válido pelo Brasileirão. Mas, esta não será a primeira vez que um apitador papa-xibé estará

O árbitro Dewson Fernando Freitas será uma atração à parte para os torcedores paraenses de Flamengo e Fluminense, no clássico da tarde deste domingo, no Maracanã, válido pelo Brasileirão. Mas, esta não será a primeira vez que um apitador papa-xibé estará à frente do maior clássico do futebol carioca.

Antes dele, o renomado Alberto Monard da Gama Malcher Filho, que chegou a jogar pelo Remo, dirigiu nove confrontos entre rubro negros e tricolores, do final da década de 1940 ao início da de 1961. Malcher foi também o primeiro árbitro a comandar uma partida na história do Maracanã.

A estreia de Malcher em Fla-Flu aconteceu no dia 18 de maio de 1949, quando, em partida amistosa, disputada na casa do Fluminense, o estádio das Laranjeiras, o Flamengo derrotou o já tradicional adversário por 3 a 0, gols de Jair, Moacir e Dorval. A partida foi a terceira das seis disputadas pelos rivais cariocas naquela temporada. A despedida do árbitro paraense, que integrava o quadro da Federação Metropolitana de Futebol (FMF), entidade que gerenciava o futebol do Rio, foi em um Fla-Flu ocorrido no dia 20 de agosto de 1961, quando o Tricolor bateu o maior adversário pelo placar de 4 a 3, em confronto disputado no Maracanã, valendo pelo Campeonato Carioca da temporada.

Dos nove clássicos comandados por Malcher, sete ocorreram no principal palco do futebol brasileiro, o estádio Mário Filho, o Maracanã. Além do jogo disputado em Laranjeiras, outra partida realizada entre Flamengo e Fluminense fora do Maraca, e arbitrada por Malcher, foi no dia 1º de maio de 1957, no estádio São Januário, do Vasco, vencida pela equipe rubro negra, por 4 a 1. O clássico, de caráter amistoso, fez parte das comemorações promovidas pelo governo carioca em homenagem ao Dia do Trabalhador.

Diferente do caso de Dewson na partida de hoje, valendo pelo Brasileirão, as partidas comandadas por Malcher foram válidas pelo Carioca, Torneio Rio São Paulo e amistosos. O Campeonato Nacional, mais tarde denominado Brasileiro, só passou a ser disputado a partir dos primeiros anos da década de 1970.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias