plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Papão é campeão da Copa Verde

Um dia após o time ser goleado pelo Treze-PB, o departamento jurídico do Paysandu conseguiu uma grande vitória fora das quatro linhas, feito que pode servir para aliviar a tensão entre os torcedores do Papão. Ontem, a primeira comissão disciplinar, do Sup

Um dia após o time ser goleado pelo Treze-PB, o departamento jurídico do Paysandu conseguiu uma grande vitória fora das quatro linhas, feito que pode servir para aliviar a tensão entre os torcedores do Papão. Ontem, a primeira comissão disciplinar, do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), condenou o Brasília-DF pela utilização de quatro jogadores de forma irregular e retirou do clube candango o título da Copa Verde, que foi, momentaneamente, repassado ao Paysandu, vice-campeão do torneio. Como o julgamento ocorreu em primeira instância, o Brasília ainda pode recorrer ao pleno do STJD para tentar recuperar o título.

O julgamento do caso chegou a ser iniciado no dia 14, mas acabou sendo suspenso em função de o clube do Distrito Federal ter apresentado novos documentos, que tiveram de ser analisados pelo relator do processo. Inicialmente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) chegou a reconhecer a irregularidade dos atletas Gilmar, Índio, Igor e Fernando, que tiveram o aditivo da prorrogação de seus contratos feitos fora do prazo exigido pelo regulamento de competições da entidade. Dias depois, o departamento de registros da CBF alegou que o documento deu entrada em tempo hábil, mas que não pode ser divulgado no Boletim Informativo Diário (BID) por falha técnica no site da entidade.

O argumento apresentado pela CBF acabou não sendo acatado pela comissão, já que a defesa do Paysandu, feita pelos advogados Itamar Cortes e Alberto Maia, apresentou documentação contendo registro de jogadores de outros clubes, inclusive do próprio Distrito Federal, feitos no mesmo período em que os jogadores do Brasília deveriam ter sido colocados no BID. Garantida a vitória, em primeira instância, o Paysandu tem assegurada sua participação na Copa Sul-Americana de 2015.

A defesa bicolor se estribou no Regulamento Geral de Competições, da CBF, que em um de seus artigos é claro ao exigir que o jogador para estar apto a disputar competições oficiais precisa ter seu nome incluído no BID, o que não ocorreu no caso dos jogadores do Brasília, quando dos jogos da decisão da Copa Verde. Logo no começo do julgamento, os advogados do Papão já tiveram motivos para acreditar no sucesso do processo, já que o relator do caso pediu a condenação do Brasília, o que acabou sendo seguido por unanimidade pelos auditores da comissão. O diretor do Brasília, Régis carvalho já adiantou que o clube vai recorrer ao Pleno, o que tem de ser feito no prazo de três dias após a publicação do acórdão do julgamento.

Bicolores devem anunciar mais três reforços

A diretoria do Paysandu poderá anunciar a qualquer momento a chegada de mais três novos jogadores ao clube. De acordo com o gerente Sérgio Papelin, dois zagueiros e um atacante estão negociando com o clube, faltando apenas pequenos detalhes para que a aquisição dos atletas seja concluída. O dirigente não revelou os nomes dos jogadores, mas informou que os zagueiros pediram um mês de salário antecipado para vir para a Curuzu. A proposta não foi aceita pela diretoria bicolor, que concordou em adiantar apenas 50% do salário exigido pelos atletas. Os bicolores aguardam, segundo Papelin, pela resposta da contraproposta.

O atacante pretendido estava atuando no futebol do exterior, tendo retornado ao Brasil recentemente. A chegada de novos zagueiros é apontada pelo técnico Vica e pelos próprios dirigentes do clube como de vital importância, já que no momento o clube conta apenas com Charles, Reniê, que estão jogando, Pablo, se recuperando de lesão, e Marquinhos, jogador revelado pelo clube. Caso feche a vinda dos três atletas, o Papão chegará a um total de 25 atletas contratados na temporada. Alguns deles já dispensados pelo clube durante a paralisação do Brasileiro em função da Copa 2014.

Alguns dos jogadores recém-contratados sequer estrearam com a camisa bicolor. Caso do lateral-esquerdo Fábio Silva e do volante Lenine. O primeiro poderá aparecer pela primeira vez no time na partida de quinta-feira, contra o Coritiba-PR, pela Copa do Brasil. Já o segundo tem remotas chances de entrar no meio-campo, onde a briga pela condição de titular é bastante acirrada.

Vica espera postura diferente do time bicolor

O técnico Vica tem apenas o dia de hoje para tentar arrumar a casa para enfrentar o Coritiba-PR, pela Copa do Brasil. O treinador já adiantou que a equipe que começar a partida de quinta-feira (31), em Curitiba, será o mesmo para o jogo de domingo (3 de agosto) diante do Crac-GO, pela Série C do Brasileiro. Com a revelação feita por Vica fica claro que os laterais Everton Silva, direito, e Airton, esquerdo, expulsos na derrota frente ao Treze-PB, no final de semana, estão descartados para a viagem à região Sul do Brasil. A tendência é que Pikachu, que vem jogando de meia, volte a atuar na ala direita.

Para o lugar de Airton, o comandante do Papão dispõe de Fábio Silva, um dos jogadores contratados pelo clube durante a paralisação da Terceirona por causa da Copa do Mundo. Além das mudanças nas laterais, Vica deve fazer outras alterações na formação que começou a partida em Campina Grande. O goleiro Douglas, que tem cometido seguidas falhas, a última delas no terceiro gol do Treze, poderá ser sacado para a entrada de Paulo Rafael, que até a chegada do atual titular era o dono da posição. Aliás, a defesa é o setor que mais vem tirando o sono do treinador. Nos últimos três jogos que fez, sendo dois pela Série C (Cuiabá-MT e Treze-PB) e uma pela Copa do Brasil (Sport-PE), sofreu nove gols, a maioria deles em jogadas aéreas.

Hoje, quando receber os jogadores para o treino da manhã, no campo do Kasa, em Ananindeua, o treinador terá uma conversa de “pé de ouvido” com os seus comandados. Ele promete cobrar do grupo uma reação. “Não posso ficar passivo diante de tantos erros”, comentou. Vica não se isentou de culpa pelos últimos resultados do time sob o seu comando. “A culpa é de todos, dos jogadores e também, claro, da comissão técnica”, disse. O treinador espera que já na partida contra o Coxa, o Papão tenha outra postura, o que ele esperava que ocorresse na Paraíba. “Infelizmente o futebol que jogamos contra o Treze não apresentou a evolução esperado do jogo contra o Sport”, salientou. “Espero que contra o Coritiba o time tenha comportamento diferente”, arrematou.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias