plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Meninos do Rainforest vão para a Noruega

A Copa do Mundo Fifa 2014 já se encerrou para Felipão e seus comandados, mas para um grupo de 18 meninos do município de Barcarena, a ‘Copa de verdade’ vai começar agora. Participantes do projeto educacional-esportivo Alunorte Rainforest, eles foram selec

A Copa do Mundo Fifa 2014 já se encerrou para Felipão e seus comandados, mas para um grupo de 18 meninos do município de Barcarena, a ‘Copa de verdade’ vai começar agora. Participantes do projeto educacional-esportivo Alunorte Rainforest, eles foram selecionados para defender o time na Norway Cup, competição que reúne equipes de futebol de base de todo mundo.

Antes de pegar avião e partir para o torneio, que será realizado entre os dias 27 de julho e 2 de agosto, o time visitou a redação do Diário do Pará.

O time de futebol é a etapa final do projeto “Bola pra Frente, Educação Pra Gente” que a Hydro-Alunorte desenvolve com as escolas públicas de Barcarena. São 42 escolas e mais de três mil estudantes envolvidos, em um processo seletivo que dura um ano e avalia os estudantes não apenas pelo desempenho na bola, mas pela participação em pesquisas e pelo rendimento escolar. “O projeto abrange, na realidade, bem mais do que o esporte. A participação no time e na Copa da Noruega é um estímulo extra, para o trabalho ao longo do ano”, explica o técnico Alberto Müller.

Desenvolvido há 14 anos no município, há 13 o projeto envia equipes para a competição. Mas nem todos vão motivados pelo futebol. O jovem Gustavo Freitas, de 16 anos, foi selecionado pela sua pesquisa com descarte de resíduos sólidos, que acabou implantando um sistema de coleta seletiva na sua escola. “Vou pela parte pedagógica. A minha expectativa na Noruega é travar contato com experiências e conhecimentos que tragam benefício para o meu município”, afirmou o jovem.

Mesmo entre os boleiros, a experiência em si é mais importante que o desempenho em campo. “Ir para a Copada Noruega é um prêmio, mas pra mim o mais importante é o crescimento através da parte pedagógica. Adoro jogar bola, mas não é esse o meu projeto de vida”, disse Vinicius Silva, de 15 anos, uma das promessas a revelação este ano.

Revelações e promessas surgiram no projeto. Atletas como Djalma e Preto Barcarena, que hoje são nomes conhecidos do futebol paraense, já participaram do projeto em outros anos e, no ano em que o time chegou ao vice-campeonato, em 2011, o destaque foi Sílvio, promessa azulina do time sub-20 campeão paraense este ano e da Copa Norte em 2013.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias