plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Fisioterapeuta explica como pode ajudar Lyoto

O lutador Lyoto Machida faz uma longa preparação antes da luta. Dezenas de profissionais fazem parte dessa preparação ao lado do atleta. Mas qual a necessidade de ter um fisioterapeuta acompanhando Lyoto na sua preparação? O tratamento fisioterápico não é

O lutador Lyoto Machida faz uma longa preparação antes da luta. Dezenas de profissionais fazem parte dessa preparação ao lado do atleta. Mas qual a necessidade de ter um fisioterapeuta acompanhando Lyoto na sua preparação? O tratamento fisioterápico não é necessário apenas pós lesões?

“É importante de ter o fisioterapeuta esportivo, pois este profissional tem maior experiência no manejo das queixas de dor ou lesões. Saber como provavelmente o atleta vai se comportar no desempenhando de sua atividade tendo um quadro de dor, se da para treinar, o quando deve preservar o local, uso de recursos no controle destes quadros como os equipamentos de fisioterapia, bandagens ( muito usada no atletismo e futebol) terapia manual entre outras” contou Ângelo Scotta, fisioterapia do Lyoto.

Via WhatsappVia Whatsapp

Scotta já acompanha o atleta há algum tempo, tratando diversas lesões e o pós cirúrgico de Lyoto. Ele já participou de diversas lutas de atleta, como parte integrande de sua equipe.

“Existem períodos de treinamento para lutas e entre lutas. Ou seja, eles treinam sempre. Em média 10 a 12 semanas é o período de preparação específico para uma luta. Neste período intensificam o treino físico primeiramente, depois treino técnico e seguido de treino estratégico. Não abandonando os anteriores. Tem treinadores de diversão modalidades, preparador físico, fisioterapeuta entre outros. Quando morava no Brasil tínhamos um acompanhamento diário neste período de 10-12 semanas. Avaliação diária das queixas, contusões, qualquer dor e trauma que estivesse sentindo. Usávamos medidas preventivas e de tratamento quando necessário” explicou o fisioterapeuta, sobre como é feito os treinos do Lyoto.

O ex-dono do cinturão do UFC mora atualmente no Estados Unidos, onde possui uma rotina de treinos e preparação entre as lutas. Mesmo com a distancia, Scotta continua fazendo o acompanhamento de Lyoto.

“Agora morando em Los Angeles, não conseguimos o acompanhamento diário, falamos sempre ao telefone e ele relata sempre aconteceu algo. Se ocorrer uma lesão que o impeça de continuar a preparação, ou eu vou para Los Angeles ou ele para Belém de acordo com as necessidades”, disse o fisioterapeuta,

Lyoto luta neste sábado (5), contra o americano Chris Weidman, pelo UFC 175, o combate vale o cinturão dos pesos médios.

“No período da luta, usamos alguns recursos da fisioterapia se ele vem com algum desconforto ocasionado nos treinamentos permitindo lutar na melhor condição possível e após a luta já avaliamos se machucou algo e orientamos as medidas a serem adotadas, se necessário já iniciamos tratamento. Após a luta tem um período de descanso e em seguida começa a treinar com intensidade moderada até chegar a fase de preparação para próxima luta”, finalizou Scotta.

(Bruna Dias/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias