plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO

Participação de mulheres no futebol será tema de debate no Conafut

Nos últimos anos, é possível notar um crescimento na participação das mulheres no futebol. Entretanto, basta olhar a participação feminina em cargos de comando nos clubes brasileiros para perceber que é pouco para comemorar. Pensando nisso, o Conafut (Con

Nos últimos anos, é possível notar um crescimento na participação das mulheres no futebol. Entretanto, basta olhar a participação feminina em cargos de comando nos clubes brasileiros para perceber que é pouco para comemorar. Pensando nisso, o Conafut (Conferência Nacional de Futebol), que acontece nos dias 16 e 17 de fevereiro, promoverá um debate sobre as oportunidades das mulheres no mundo da bola.

Mesmo que tenhamos mais notícias sobre jogadoras, jornalistas e executivas de sucesso no futebol, ainda é pouco para se animar com os números. Segundo levantamento feito à partir dos organogramas dos clubes brasileiros, as mulheres ocupam apenas 1,8% dos cargos de comando no futebol.

Atualmente, apenas uma mulher é presidente de um clube no Brasil. Trata-se de Myrian Fortura, mandatária do Tupi (MG). Se a impressão é de um aumento gradativo da participação do sexo feminino nas agremiações, a doutora em Ciências Sociais, Regina Martins mostra que o cenário ideal está longe de ser alcançado. Segundo a sua tese “Mulheres executivas: ascensão e obstáculos nas organizações”, levará ao menos 500 anos para chegarmos à igualdade de oportunidades no mercado de trabalho do futebol.

Myrian Fortuna é a única presidente de clube de futebol no Brasil (Foto: Junior Ayupe/Tupi FC)

Pensando em incentivar o ingresso feminino em cargos altos no esporte, universidades estrangeiras têm feito programas exclusivos para mulheres. É o que conta Leonardo Trench, diretor da empresa gradeUP. “Temos o exemplo da University of Liverpool e a Birkbeck College, instituições britânicas representadas no Brasil pela gradeUP, que oferecem bolsas parciais de estudo nos seus cursos de negócios do futebol exclusivamente para o público feminino”, conta.

Para discutir o tema, o Conafut contará com a presença de Mônica Esperidião, sócia-fundadora da Women Experience Sports, e Vanessa Brandão, diretora de marketing da Heineken. No evento, elas debaterão sobre as oportunidades das mulheres no esporte mais popular do Brasil.

Fonte: Gazeta Esportiva

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias