plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MUNDO

Projeto de Flávio Canto, Instituto Reação vai expandir atuação para Cuiabá

Flávio e David acertaram parceria para levar o Reação à Cuiabá (Foto: Marcello Zambrana) Há quase duas décadas, um projeto que nasceu na favela da Rocinha vem fazendo do judô um transformador de vidas e perspectivas. O Instituto Reação, idealizado pelo ex

Flávio e David acertaram parceria para levar o Reação à Cuiabá (Foto: Marcello Zambrana)

Há quase duas décadas, um projeto que nasceu na favela da Rocinha vem fazendo do judô um transformador de vidas e perspectivas. O Instituto Reação, idealizado pelo ex-judoca Flávio Canto, já consolidado em solo carioca e com aproximadamente 1800 alunos, está de malas prontas para crescer e aumentar a área de atuação social no Brasil.

Nesta terça-feira (15), o medalhista olímpico esteve em São Paulo para fechar parceria com David Moura e a BV Esportes para levar o projeto para Cuiabá. Competindo pelo Reação há anos e amigo pessoal de Flávio, David agora será o líder da expansão do Instituto em sua cidade natal, onde já possuía um projeto social de menor porte. Além disso, David segue buscando uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio, e se prepara para disputar o Mundial, que acontece em agosto, também na capital japonesa.

Flávio toca o Instituto Reação desde 2000 (Foto: Marcello Zambrana)

Flávio falou sobre o desenvolvimento do Reação e da ideia da expansão para Cuiabá. “Hoje são 19 anos de existência e 15 de fundação. E a gente sempre teve muito cuidado em crescer, porque aprendemos ao longo do tempo que não é qualquer parceria que faz sentido pensando em longevidade e também não é bom pra gente entrar num lugar que a gente não consiga garantir sustentabilidade a longo prazo. Então, de dois anos pra cá a gente começou a abrir a cabeça pra esse movimento, dai chegou o BV, que veio com a questão do ‘Próximo Sonho’, que é um projeto bacana e que aposta em nomes importantes de diferentes modalidades e suas respectivas ações. Eles entraram com isso e a gente, que já é um projeto com mais estrada, ajudando os mais novos. Com o David chegando com todos os pré-requisitos para ser uma liderança e já com uma história no Reação fui falando com todo mundo para que desse certo essa ideia”, disse Flávio em conversa exclusiva à Gazeta Esportiva.

Trabalhando também o esporte em alto rendimento, a trajetória que mais fez sucesso no Reação foi a da campeã olímpica e mundial Rafaela Silva, que saiu do Instituto para fazer história no judô nacional. Mas mais que isso, o trabalho não toca só os jovens alunos que aprendem sobre o esporte e têm a oportunidade de construir uma carreira no judô, mas também quem faz parte do projeto de alguma forma e vai transformando ideias em realidade.

Flávio revela que desde que começou o modo do trabalho feito contou com constante evolução, a partir do que ele ia aprendendo com os jovens. “Mudou tudo com o tempo, a gente foi como salvacionista, com essa ideia de ajudar, que hoje eu nem uso mais essa palavra. Hoje somos mais um manifesto, um chamado de luta. Essa percepção ao longo do tempo de que todo mundo precisa reagir, todo mundo precisa se transformar tem sido uma evolução, porque mudamos completamente e de lá pra cá estamos bem melhor. Então é uma lição diária”, contou o ex-judoca. 

David briga por uma vaga olímpica e leva o projeto para Cuiabá (Foto: Marcello Zambrana)

Para o próximo passo, que vai ser tocado por David, o cuiabano não escondeu a felicidade em poder levar o Reação para sua terra. No dia em que a Prefeitura de Cuiabá deu a aval para a realização do projeto, nesta terça, David comemorou as conquistas, que se juntam ao bom momento na carreira e na vida pessoal.

“Quando vi que o BV fez parceria com o Reação, vi que seria uma coisa grande e que ia ser muito bom, principalmente pelo lado social mesmo. Porque eu vejo como é lá em Cuiabá, o que falta, as dificuldades e sei o que precisa. Então já imagino que vai dar super certo e que vai ser muito positivo, já é uma coisa que me faz ter tranquilidade pensando em quando for me aposentar. Um projeto que vou me dedicar depois da carreira”, falou o judoca, que é o terceiro no ranking mundial e disputa uma vaga com Rafael Baby na categoria +100kg.

*Especial para Gazeta Esportiva 

Fonte: Gazeta Esportiva

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias