plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MUNDO

Paysandu continua carente de finalizador

Foi-se a época em que o futebol brasileiro era pródigo em contar com exímios cobradores de falta, responsáveis por tantos gols. A lista é vasta, reunindo craques como Zico, Marcelinho Carioca, Nelinho, Neto, Rivelino, Eder, Roberto Dinamite e por aí afora

Foi-se a época em que o futebol brasileiro era pródigo em contar com exímios cobradores de falta, responsáveis por tantos gols. A lista é vasta, reunindo craques como Zico, Marcelinho Carioca, Nelinho, Neto, Rivelino, Eder, Roberto Dinamite e por aí afora. O último especialista em mandar a bola pra rede em jogadas dessa natureza, curiosamente, foi um jogador responsável justamente por evitar o gol: o ex-goleiro Rogério Ceni, hoje técnico do Fortaleza-CE, autor de pouco mais de uma centena de gols de pênaltis e faltas com a camisa do São Paulo.

O futebol do Pará, em especial o Paysandu, também já teve os seus “maestros” em jogadas iniciadas com a bola parada, o que não existe hoje no elenco do clube. O lateral-esquerdo Guilherme Santos é quem mais se aproxima dessa característica, mas como quase um especialista em dar assistência aos companheiros na área inimiga. Tivesse algum grande cobrador de falta em sua equipe, o Papão hoje, certamente, teria um aproveitamento bem superior aos 13 gols que marcou usando este expediente.

Em épocas mais recentes, o clube teve entre os seus bons cobradores os jogadores Celsinho e Thiago Luis. Em tempos mais remotos, contou com o ponteiro Paulo Sérgio e o zagueiro Gilton, que possuíam essa característica. O primeiro, inclusive, pode ser apontado como o último exímio cobrador de falta, daquelas que fazem qualquer goleiro se tremer só de ver o bater se aproximar da bola. Paulo Sérgio, que começou no futebol de rua, no bairro do Umarizal, depois trocou o futebol por uma bem sucedida carreira de bancário.

Ligação direta só se for no celular

Posicionamento e posse de bola deram a tônica do treino de ontem à tarde do Paysandu, o primeiro de conjunto ministrado pelo técnico João Brigatti com vistas ao Criciúma-SC, sábado (22), na Curuzu. Antes, pela manhã, também no Centro de Treinamento da Desportiva, o elenco se submeteu a uma sessão física sob a orientação do preparador Fred Pozzebon.

Uma das principais preocupações do treinador é evitar que o Papão volte a utilizar a chamada ligação direta, que consiste na criação das jogadas da defesa ao ataque, sem que a bola passe pelo meio de campo.

No jogo passado, contra o Boa, Brigatti mostrou muita insatisfação ao presenciar a tal ligação direta. O treinador quer um meio de campo mais participativo, facilitando que a bola chegue até os homens de frente da equipe. Esse, porém, não foi o único detalhe explorado pelo técnico no treinamento. Ele também cobrou mais empenho dos laterais, puxando a orelha de Maicon Silva, pela direita, e Guilherme Santos, pela esquerda. Brigatti quer ver uma participação maior dos atletas não só no desarme, primeira obrigação de quem é do setor, como nas investidas ao ataque.

DUPLA POUPADA

O volante Nando Carandina e o atacante Mike não participaram dos treinos, por desgaste. Hoje, quando Brigatti começa a montar o “esqueleto” do time que ele pretende mandar a campo diante do Tigre, os atletas já deverão estar reintegrados ao grupo. Mike prevê um jogo acirrado contra os catarinenses, dirigidos pelo ex-técnico bicolor, Mazola Júnior.

“Podem ter certeza que estamos estudando a equipe do Criciúma”, disse o atacante. “Estamos acompanhando a equipe deles e sabemos que será um jogo bastante difícil. Nossa intensidade tem de ser alta para que a gente possa conseguir os três pontos”, afirmou.

Aqui você vai encontrar materiais esportivos de todas as marcas. Camisas de grandes clubes nacionais e internacionais. Acesse e confira!

(Nildo Lima/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias