Esporte / Mundo

VOCÊ SABIA?

Cartões amarelo e vermelho surgiram em Copa do Mundo

Quarta-Feira, 13/06/2018, 17:25:46 - Atualizado em 13/06/2018, 17:30:16 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Cartões amarelo e vermelho surgiram em Copa do Mundo (Foto: Arquivo / DOL)
Cartões surgiram após problemas para advertir atletas durante a Copa do Mundo. (Foto: Arquivo / DOL)

Maior torneio do futebol mundial, a Copa do Mundo começa nesta quinta-feira (14), com Rússia e Arábia Saudita e foi durante uma edição da Copa do Mundo que surgiram duas peças muito utilizadas pelos árbitros: os cartões.

A origem veio após uma partida polêmica entre Inglaterra X Argentina, pela Copa de 1966. Os ingleses venceram o jogo com muita polêmica e reclamação por parte dos argentinos e naquela partida, o árbitro alemão Rudolf Kreitlein deixou o gramado de jogo sem a camisa e escoltado por policiais.

Responsável pela arbitragem naquela Copa, o inglês Ken Aston resolveu criar um método para advertir os jogadores e se inspirou no semáforo de trânsito para criar os cartões amarelo e vermelho, como forma de advertência parcial e exclusão do jogo. Antigamente, as advertências e expulsões eram verbais.

Sendo assim, o cartão amarelo veio como forma de advertência e vermelho para expulsão do jogo. A idéia foi adotada na Copa de 1970, no México com vários cartões amarelos, mas sem expulsão naquele mundial.

Ao todo, 170 cartões vermelho foram distribuídos em 20 edições de Copa do Mundo, com recorde para 28 no Mundial de 2006, na Alemanha.

(DOL, com informações de ESPN)





Comentários

Destaques no DOL