A Federação Internacional de Automobilismo proibiu as alterações promovidas pela Ferrari em seus carros, que nas pistas Barcelona apresentaram um Halo (mecanismo de segurança localizado em cima do cockpit) diferente, com a conexão de espelhos retrovisores e duas aletas.
Segundo Charlie Whiting, diretor de provas da Formula 1, as aletas proporcionariam ao carro italiano um ganho aerodinâmico significativo, que superaria os limites estabelecidos pela entidade. A escuderia, por outro lado, afirmou que tratava-se apenas de uma medida para aumentar a rigidez dos espelhos e diminuir as vibrações do mesmo. Mesmo assim, já retirou as aletas do halo, mantendo os retrovisores.
“Enviamos uma diretriz técnica há algumas semanas, em resposta a uma série de perguntas de outras equipes sobre o princípio de montar um espelho no Halo, que era aceitável. Nós respondemos que sim, e estipulamos algumas coisas. É apenas uma questão de interpretação e tal interpretação tênue não é algo com o qual estamos felizes”, apontou Whiting.
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— Formula 1 (@F1) 23 de maio de 2018
A alteração, porém, não surtiu efeitos mtão positivos assim para a Ferrari, que viu seus pilotos obterem um desempenho abaixo das expectativas no GP da Espanha. Sebastian Vettel, que largou em terceiro, acabou ultrapassado por Max Verstappen, terminando a corrida na quarta posição, enquanto Kimi Raikkonen, que largou em quarto, acabou abandonando a prova.
O vencedor da quinta etapa do Circuito Mundial foi Lewis Hamilton, da Mercedes, que segue na liderança da competição, com 95 pontos conquistados, 17 a mais que o próprio Vettel, segundo colocado. A próxima etapa é o GP de Mônaco, disputada no circuito de Monte Carlo.
Fonte: Gazeta Esportiva
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