plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
MUNDO

Com restrições, Rússia está garantida na Olimpíada

O Comitê Olímpico Internacional anunciou neste domingo (24) que a Rússia não será excluída dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro após os recentes escândalos de doping que afetaram diversos esportes e atletas do país. A decisão foi tomada de forma unânime

O Comitê Olímpico Internacional anunciou neste domingo (24) que a Rússia não será excluída dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro após os recentes escândalos de doping que afetaram diversos esportes e atletas do país. A decisão foi tomada de forma unânime - com apenas uma abstenção - após uma conferência telefônica entre membros do Conselho Executivo. No entanto, o COI impôs várias restrições para que os russos tenham acesso à competição (confira a íntegra das exigências no rodapé do texto).

Em comunicado, o COI destacou que não poderia banir por completo a delegação russa, pois isso prejudicaria atletas que não estão ligados a doping. O COI salienta que aceitará russos, desde que eles provem sua inocência e recebam o aval específico de cada federação.

“É uma decisão muito difícil porque a qualificação e as inscrições para o Rio já estão finalizadas”, disse o presidente do COI, Thomas Bach. “A mensagem que deixamos é que os atletas russos têm de assumir responsabilidade coletiva pelo sistema. Mas também é uma mensagem de encorajamento para os atletas limpos provarem que estão limpos e poderem servir de modelo na luta contra o doping na Rússia”, acrescentou Bach.

Uma das exigências para o russos feita pelo COI é que nenhum atleta que já tenha sido punido por doping participará da Rio-2016. Outro requisito para entrar na Rio-2016 é a apresentação de exames certificados pela federação internacional da respectiva modalidade. Um atleta russo só terá autorização após o exame passar por uma segunda avaliação do comitê que regula os Jogos.

A Rússia anunciou na última semana uma delegação de 387 atletas para os Jogos do Rio de Janeiro. Destes, 68 são do atletismo, que vive uma crise à parte e a federação russa já foi suspensa pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (Iaaf).

(Com informações do portal UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias