plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SEGUE O JOGO

Áudios do VAR: FPF explica "não" ao Remo e defende paraenses

FPF esclarece áudios do VAR após polêmica no Campeonato Paraense. O presidente ainda destaca o compromisso com a arbitragem local.

Imagem ilustrativa da notícia Áudios do VAR: FPF explica "não" ao Remo e defende paraenses camera Lance que mais gerou revolta nos azulinos foi quando o cotovelo de Wanderson atinge Ícaro | Reprodução/TV Cultura

O primeiro jogo da final do Campeonato Paraense deu o que falar e segue rendendo debates por conta das polêmicas que envolveram a arbitragem na vitória do Paysandu por 2 a 0 sobre o Clube do Remo.

Nesta terça-feira (9), véspera da semifinal entre os rivais pela Copa Verde, o Leão Azul pediu para que fossem disponibilizados todos os áudios do VAR, mas a Federação Paraense de Futebol (FPF) negou o pedido.

Conteúdo Relacionado:

Com a repercussão negativa, a FPF marcou uma reunião online com alguns profissionais da imprensa paraense para explicar. Na ocasião, o presidente Ricardo Gluck Paul disse que seguiu as regras da CBF sobre áudios do VAR.

"O Remo pediu a totalidade do VAR. A Federação disse que não pode entregar porque é um procedimento da CBF, mas o clube pode ir à Federação ver 100% e escolher os recortes. O Remo queria o arquivo completo e ficamos nesse dilema. O TJD pode entrar e obrigar a fazer. Não vamos nos opor. Está sendo resolvido. A gente não se opõe, só estamos seguindo as regras da CBF. A primeira coisa que pedi foi para subir todos os lances capitais logo após o término do jogo. Sou 100% a favor de liberar o arquivo completo porque serve para defender o VAR", destacou.

A repercussão negativa afetou o árbitro Djonaltan Costa de Araújo (PA - CBF), responsável pela partida. Na ocasião, os remistas cobraram pênalti em um lance entre Wanderson e Ícaro, além de outros lances capitais.

"A narrativa de que a arbitragem paraense influenciou o resultado do jogo é incorreta. Não estamos aqui para defender as decisões da arbitragem. Os árbitros estão sucessivos a erros. O que não negocio é discutir a intenção da arbitragem. Como se um árbitro nosso tivesse escolhido um time para ajudar. A narrativa foi para esse lado", frisou Gluck Paul.

Gluck Paul disse que o lance foi falta, mas que o VAR não teve conclusão se foi dentro da área. Movimento não foi considerado agressão e por isso não foi recomendado o vermelho para o zagueiro do Paysandu. FPF

O mandatário da Federação ressaltou que sempre irá priorizar os árbitros paraenses e que apenas o trio de fora foi solicitado pelos clubes. Ele ainda destaca a diferença entre os locais e os de fora.

"Os árbitros de fora erram iguais aos daqui. Mas a diferença é que os que foram pegam o avião e vão embora. Os daqui precisam buscar filhos na escola, ir ao supermercado. Temos uma turma que não quer errar. Erram porque são humanos. Minha vontade de falar para os clubes é: 'Vocês pediram árbitro FIFA e tá aí a FIFA'. O Djonaltan salvou a arbitragem. Ele fez o papel dele. Marcou os lances capitais", comentou.

Arbitragem Paraense:

  • "O pedido dos clubes era que o trio fosse FIFA. A Federação sempre vai querer os paraenses apitando. Sabemos do trabalho que estamos fazendo com eles. Renovamos 70% do quadro da arbitragem e reciclamos. Mantivemos alguns veteranos e uma leva de novos nomes que estamos apostando. São promissores para recuperar o prestígio da arbitragem paraense. A Gleika está apitando Série A. Ela fez o clássico Corinthians e Flamengo. Ela pode recuperar um escudo FIFA para a Federação Paraense".
Djonaltan recomenda a expulsão do volante do Paysandu e é parabenizado pelos colegas após a revisão de Bráulio. FPF
  • "O Fernando Filho foi convocado para a Elite da CBF e será treinado lá para apitar jogos de Série A e B. Olivaldo fez uma temporada brilhante e outros árbitros novos que, ano passado, fizeram pela primeira vez jogos profissionais. Tivemos coragem e estamos satisfeitos com os resultados. Estamos formando os nossos árbitros para serem o VAR, formado por cinco posições. Não temos a cultura do VAR e temos apenas três homologados para isso. O Djonaltan, Gleika e o Fernando Filho. Com o tempo vamos ter mais disponíveis".
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias