plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
HISTÓRIA

Águia Guerreira, Time de Periçá, Clube de Suíço: saiba o porquê dos 'apelidos'

Os três grandes clubes da capital paraense acumulam apelidos que ganharam força ao longo do tempo, e que já são velhos conhecidos de seus torcedores. Clube do Remo, Paysandu Sport Club e Tuna luso Brasileira são conhecidos também por outras nomenclaturas,

Imagem ilustrativa da notícia Águia Guerreira, Time de Periçá, Clube de Suíço: saiba o porquê dos 'apelidos' camera Reprodução

Os três grandes clubes da capital paraense acumulam apelidos que ganharam força ao longo do tempo, e que já são velhos conhecidos de seus torcedores. Clube do Remo, Paysandu Sport Club e Tuna luso Brasileira são conhecidos também por outras nomenclaturas, ou alcunhas, com grandes histórias por trás delas. Conheça as mais populares.

Clube do Remo, o Clube de Periçá

Carlos Ferreira Lopes, o Periçá.
📷 Carlos Ferreira Lopes, o Periçá. |Reprodução

Carlos Ferreira Lopes, conhecido como Periçá, foi atleta do Clube do Remo, disputava várias modalidades: foi jogador do time de segundos quadros (futebol), nadador e remador.

No dia 15 de maio de 1921, em prova de mergulho livre na Baía de Guajará, demorou muito tempo submerso, foi resgatado ainda com vida e levado para o Hospital Dom Luís I. Porém, não resistiu e faleceu na noite de 23 de maio de 1921, com apenas 22 anos de idade.

Periçá era uma grande promessa do esporte, que se foi tão cedo. A partir de então, pela sua bravura ao defender as cores do Clube do Remo, este passou a carregar em uma de suas alcunhas mais populares, o nome daquele que como um Leão defendeu suas cores até a morte. Nascia, então, o "Clube de Periçá".

Paysandu, o Clube do Suíço

Antônio Manoel de Barros Filho, o Suíço
📷 Antônio Manoel de Barros Filho, o Suíço |Reprodução

Em 1914 Antonio Manoel de Barros Filho, mais conhecido como Suíço (Suisso, na ortografia da época), chegou ao Paysandu, e sua estreia foi no ano seguinte contra o Clube do Remo, onde o Papão venceu por 2 a 0 (o primeiro clássico Re-Pa vencido pelos bicolores). A partir daí, o jogador passou a nutrir amor pelo Papão que, para ele, era uma espécie de devoção.

Suíço também participou dos três primeiros títulos estaduais do clube.

Havia na sede antiga do Paysandu, a que foi demolida para dar lugar a atual, carinhosamente guardado em armário envidraçado, o último uniforme do Paysandu que Suiço usou (camisa, calção, meias e chuteiras), e , na parede, pendurado por cima desse armário, o retrato emoldurado de “Suiço”.

Antônio Manoel recebeu o apelido em função de seus estudos na Suíça, de onde retornou em 1913.

Tuna Luso, Águia Guerreira

águia Guerreira, símbolo da Tuna Luso
📷 águia Guerreira, símbolo da Tuna Luso |Reprodução

Águia Guerreira nada mais é do que o mascote escolhido para representar a Tuna Luso Brasileira. A escolha do animal foi devido ser a ave mais forte, bonita e corajosa do mundo animal. Além disso, a águia também tem um grande poder de renovação. Uma sugestão do renomado cartunista paraense Biratan Porto.

A Tuna também é conhecida como "Elite do Norte", e tradicionalmente, a terceira força do futebol paraense.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias