plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
BRASIL

Estudo aponta favoritos para a Copa América e Copa do Mundo Feminina

Seleção feminina é apenas a oitava favorita ao título mundial (Foto: Jean-Pierre Clatot / AFP) Um estudo divulgado pela Escola de Matemática Aplicada da FGV (EMAp/FGV) projetou os resultados da Copa América e da Copa do Mundo Feminina. Baseados em análise

Um estudo divulgado pela Escola de Matemática Aplicada da FGV (EMAp/FGV) projetou os resultados da Copa América e da Copa do Mundo Feminina. Baseados em análises estatísticas e simulações, os dados apontam a ordem dos favoritos para vencer cada torneio.

Segundo a instituição, a Seleção Brasileira masculina tem mais chances de vencer o torneio sul-americano, com 52% de probabilidade. Em seguida, aparece o Uruguai, com 12%. Em relação ao torneio feminino, o Brasil é apenas o oitavo no ranking, com 3%. O primeiro lugar fica com os Estados Unidos, que possuem 28% de chances de ganhar.

Os resultados não levam em conta apenas o aproveitamento do time. “Vitória ou derrota, apenas, não são fatores definitivos, porque tudo depende de quem era o adversário. Ganhar de um time mais fraco pode ter um peso igual a empatar com uma potência do esporte, por exemplo”, explica Moacyr Silva, professor da EMAp/FGV e coordenador do estudo.

Todos os resultados dos mais de 200 times masculinos e mais de 150 times femininos inscritos na FIFA, ao longo dos últimos quatro anos, foram contabilizados, dando maior peso para os mais recentes. Assim, o ataque e a defesa de cada time receberam notas, além da estimativa de quantos gols tendem a marcar e levar, de acordo com o adversário. Para chegar às estimativas sobre os dois torneios, cada partida foi simulada cem mil vezes.

Confira as informações completas nos sites lançados pela EMAp/FGV: 

Copa do Mundo Feminina: public.tableau.com/profile/antonio.neto6319#!/vizhome/ChancesnaCopadoMundoFeminina/Painel1

Copa América: public.tableau.com/profile/antonio.neto6319#!/vizhome/ChancesnaCopaAmrica/Painel1

Fonte: Gazeta Esportiva

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias