plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESPORTE BRASIL

Impossível? Para o Lobo não é! Paysandu vence e sai do Z4

“Ainda seremos tratados como guerreiros”. A frase foi dita pelo zagueiro Diego Ivo, antes da viagem do Paysandu para os dois jogos fora de casa, contra o Guarani-SP e o Figueirense-SC. Pois a previsão do “xerife” bicolor está bem perto de se tornar realid

“Ainda seremos tratados como guerreiros”. A frase foi dita pelo zagueiro Diego Ivo, antes da viagem do Paysandu para os dois jogos fora de casa, contra o Guarani-SP e o Figueirense-SC. Pois a previsão do “xerife” bicolor está bem perto de se tornar realidade. Com a vitória de ontem à noite, de virada, por 3 a 2, sobre o Figueirense-SC, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 37ª rodada da Série B do Brasileiro, o Papão não só saiu da zona de rebaixamento, após oito rodadas, saltando da 17ª para a 16ª posição, com 43 pontos, como ficou bem perto de se manter na competição em 2019 (confira as chances dos bicolores).

O jogo começou morno, mas logo os times passaram a se agredir. A primeira investida foi bicolor, com Magno chegando atrasado. O Figueira deu o troco, abrindo o placar. Após cobrança de escanteio, Romarinho cruza a bola na área e Elton, de cabeça, testou para fazer 1 a 0, aos 5 minutos. O Papão entrou em “parafuso” e Elton voltou a balançar a rede, aos 13, colocando 2 a 0 no placar. Os bicolores pareciam intranquilos, sem articulação e com falhas no setor defensivo, principalmente pela esquerda.

Em desvantagem, o Papão começou a ir por “atacado” ao ataque, deixando sua defesa vulnerável. Embora em vantagem, o Figueira deixava brechas, que não eram aproveitadas pelo visitante. O goleiro Vitor tinha pouco trabalho, como num chute fraco de Mike. Aos 31, o mesmo Mike perde boa chance, após assistência de Magno. A Fiel já gritava gol. Mas, aos 36. Diego Renan meteu o braço na bola dentro da área. Pênalti. Carmona cobrou e fez o primeiro do Paysandu. A primeira etapa terminou com a equipe bicolor pressionando em busca do empate, sem conseguir.

O Papão, já com Hugo no lugar de Thomaz, voltou pressionando no segundo tempo. O Figueira se fechava, sem ameaçar a defesa inimiga. O Paysandu era, ofensivamente, superior. E foi assim que, aos 10, Renato Augusto igualou o placar. O volante bateu na entrada da área, rasteiro, Vitor ainda tocou na bola, sem evitar o gol. Os bicolores seguiram atacando, deixando a defesa alvinegra em polvorosa.

Com marcação mais em cima, o Lobo era mais presente do meio de campo pra frente. O gol era questão de minutos. Aos 29, Brigatti sacou o atacante Magno para a entrada do lateral Matheus Silva. Ninguém entendeu, já que o time precisava de gol, que até veio aos 32, mas, equivocadamente, desmarcado pelo árbitro, que viu impedimento de Mike, autor do tento. Houve muita reclamação pelos bicolores, que, aos 45, comemoraram o gol da vitória épica anotado numa cabeçada de Timbó, que entrara no lugar de Maicon Silva.

Vai sobrar emoção para time e torcida

Aépica vitória sobre o Figueirense-SC, de virada, por 3 a 2, após estar perdendo por 2 a 0, gols marcados no primeiro tempo, deixou o Paysandu com grandes possibilidades de evitar o descenso à Série C de 2019. O resultado garantiu ao Papão 43 pontos e a troca de posição com o CRB-AL que, momentaneamente, caiu para a 17ª colocação, posto que era ocupado pela equipe alviazul, agora 16ª na classificação. A diferença entre as equipes é de apenas um ponto, visto que o Galo alagoano soma 42, mas tem uma partida a menos, já que ainda não jogou na 37ª rodada do campeonato.

Agora, conquistadas duas vitórias fora de casa - antes havia batido o Guarani-SP, em Campinas -, o Papão vai precisar “secar” o CRB na partida de sexta-feira (16), no estádio do Café, contra o Londrina-PR, na cidade homônima. Só uma derrota do Galo interessa aos bicolores. Um empate recolocaria o Paysandu na zona, ao término da rodada, pois as equipes estão empatadas em número de vitórias, mas os alagoanos levam vantagem no segundo critério de desempate, que é o saldo de gols, no qual o Galo tem -6 contra -8 dos bicolores.

Mas, além do CRB, o Paysandu também precisa estar de olho em outros concorrentes, no caso, Oeste-SP e Criciúma-SC, que ocupam a 14ª e 15ª colocações, com 45 e 43 pontos, respectivamente. Os concorrentes enfrentam, no sábado (17), Goiás-GO e Vila Nova-GO, fora e dentro de casa, respectivamente, com os bicolores torcendo por vitórias dos representantes goianos, que estão em posições que não incomodam.

Na última rodada, que poderá ser decisiva para a definição do último time rebaixado à Série C - Boa Esporte-MG, Juventude-RS e Sampaio Corrêa-MA já estão na Terceirona -, o Paysandu enfrenta o Atlético-GO, em Belém, enquanto o CRB pega o Figueirense, em Maceió, com o Oeste e o Criciúma tendo como adversários o Boa Esporte e o Sampaio, fora e dentro de seus domínios, respectivamente.

PARA ENTENDER

SEQUÊNCIA POSITIVA

- Os bicolores chegaram a cinco jogos sem derrota. São três vitórias - Oeste, Guarani e Figueirense - e dois empates - Coritiba e Vila Nova.

- Autor do gol da vitória, Timbó cita que a situação ainda não é de alívio. “Agora vamos brigar em casa para livrar o Paysandu do rebaixamento, com certeza”, anunciou.

- Timbó deverá substituir Perema, suspenso, contra o Atlético-GO, na rodada final.

APÓS O JOGO...

Teve festa, euforia, pés no chão e um desfalque

A empolgação tomou conta do técnico João Brigatti e de seus jogadores após o sensacional triunfo sobre o Figueirense, resultado que aumentou consideravelmente as chances do Paysandu se manter na Série B do Brasileiro em 2019. Bastou o árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araújo apitar o final da partida para que os bicolores entrassem em êxtase, com grande festa no Orlando Scarpelli.

(Foto:Divulgação)

Brigatti, aos gritos, se declaravaao Papão. “Eu amo esse clube”, dizia o treinador. “Tem de respeitar esse time c...”, completava, repetidas vezes.

Bem mais contido, o meia Pedro Carmona lembrou que ainda falta um jogo para o time confirmar sua manutenção na Segudona. “Fomos sensacionais, sem dúvida. Falhamos no começo, quando sofremos os dois gols, mas conseguimos chegar à vitória. Ainda temos mais um jogo e vamos lutar para vencer o Atlético-GO, com todo o respeito ao adversário”, discursou.

BAIXA

O zagueiro Perema, que levou o terceiro cartão amarelo e não enfrenta o adversário goiano, no dia 24, na Curuzu, salientou o espírito guerreiro do time nos dois jogos fora de Belém, contra o Guarani, também batido, e Figueira. “Foram vitórias da superação, da garra, da fé e da confiança”, disse o defensor. “O time todo se entregou em campo. Ainda temos mais um jogo e agora é vencer em Belém e deixar o time onde recebemos, já que não deu para chegar à Série A”, arrematou Perema.

(Nildo Lima/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias