plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ESPORTE BRASIL

Empate na estreia abre espaço para mudanças na formação do Brasil

Renato Augusto entrou no decorrer do jogo contra os suíços e foi elogiado por Tite (foto: Pascal Guyot/AFP) Antes mesmo de a Seleção Brasileira estrear na Copa do Mundo da Rússia com um frustrante empate por 1 a 1 com a Suíça, no domingo, na Arena Rostov,

Antes mesmo de a Seleção Brasileira estrear na Copa do Mundo da Rússia com um frustrante empate por 1 a 1 com a Suíça, no domingo, na Arena Rostov, o técnico Tite já havia ressalvado que poderia fazer mudanças na sua formação para a sequência do torneio. A ideia ganhou força em função do desempenho da equipe na primeira rodada do grupo E.

Um dos cotados a ganhar espaço é justamente um jogador que estava em baixa. Atuando em um futebol menos exigente – defende o Beijing Guoan, da China –, o meia Renato Augusto se apresentou à Seleção Brasileira em piores condições do que os seus companheiros. O ex-jogador do Corinthians compensou a defasagem com uma sobrecarga de treinamentos, contraiu uma inflamação no joelho esquerdo e acabou poupado dos amistosos contra Croácia e Áustria.

Diante da Suíça, porém, Renato foi a campo no segundo tempo, substituindo o volante Paulinho, e melhorou a articulação ofensiva da Seleção Brasileira. Foi dele, por exemplo, o passe para o centroavante Gabriel Jesus no lance em que o time nacional reclamou de pênalti no ex-palmeirense, por agarrão de Akanji.

“O Renato é um articulador, e o Paulo não estava no seu melhor dia. Trouxe um pensador para a equipe, até com a possibilidade de ele trocar de lugar com o Coutinho”, comentou Tite, que sentia necessidade de convocar mais um atleta com essas características antes da Copa. Os meias Diego, Rodriguinho e Lucas Lima, porém, acabaram preteridos na lista brasileira.

Renato Augusto é uma opção para a armação central de jogadas do Brasil (Tite também testou o volante Fernandinho no posto, sem sucesso), utilizada no início do trabalho do treinador. A entrada dele poderia custar a vaga de Willian, isolado e inoperante na ponta direita contra a Suíça, entre os titulares.

O meio-campo não é o único setor que gera dúvidas. No comando ofensivo, Tite tem gostado de ver Roberto Firmino na vaga de Gabriel Jesus. A troca foi feita também no decorrer da partida de estreia. “O Firmino está muito bem, apesar de o Gabriel se movimentar, ter confiança”, disse o treinador.

A outra alteração feita por Tite contra a Suíça foi a do volante Casemiro por Fernandinho. O primeiro deles, contudo, é titular absoluto do Brasil. “O Casemiro tinha tomado um cartão amarelo. Não substituo um atleta só por isso, porém ele fez momentos perigosos em seguida, dando carrinhos”, explicou. “Os três que entraram, para mim, foram bem. O Fernandinho entrou em um momento difícil, e o Renato pode dar ainda mais porque está em um processo de retomada”, indicou.

Seja como for, a escalação da Seleção Brasileira para a segunda rodada do grupo E da Copa do Mundo da Rússia ainda está indefinida. Tite deverá mostrar nos próximos dias quem entrará em campo contra a Costa Rica, na manhã de sexta-feira, em São Petersburgo.

Fonte: Gazeta Esportiva

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias