plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESPORTE BRASIL

Tuna brilha no esporte paralímpico e conquista medalhas para o Pará

A Tuna não vive seus melhores dias, pelo menos no futebol profissional. Longe da fase principal do Campeonato Paraense, a Elite do Norte tem outros motivos para se orgulhar. A Tuna é uma grande incentivadora do esporte paralímpico e colheu ótimos frutos n

A Tuna não vive seus melhores dias, pelo menos no futebol profissional. Longe da fase principal do Campeonato Paraense, a Elite do Norte tem outros motivos para se orgulhar. A Tuna é uma grande incentivadora do esporte paralímpico e colheu ótimos frutos na Paralimpíada Escolar, em São Paulo.

No futebol de 7, na manhã desta sexta-feira (24), por exemplo, os meninos que representaram a camisa da Águia fizeram grande jogo contra o time de Distrito Federal e conquistaram o quinto lugar, somando mais 30 pontos para o Pará na classificação geral do evento.

Um dos "cabeças" deste movimento que dá oportunidade para pessoas com necessidades especiais é o professor Valdir Aguiar. Valdir participa ativamente dos treinamentos de diversas modalidades, como natação, futebol de 7 e tênis de mesa. Em São Paulo, o comandante é só orgulho da garotada tunante.

"A Tuna abriu o espaço para nós, nos cedeu e não cobra nada. O esporte paralímpico se adaptou dentro da Tuna e hoje estamos com equipe de futebol 7 escolar. Consegui resgatar essas crianças do mês de junho para cá. A gente não estava todo tempo treinando. Temos a natação, com 4 medalhas de ouro e duas de prata. No atletismo também, assim como no tênis de mesa que conquistamos medalhas de ouro", disse.

Para quem tem o filho com algum tipo de necessidade, o espaço da Tuna está aberto. Valdir pede que os pais não tenham medo de inserir os filhos no esporte é abre as portas da Lusa paraense.

"O pai tem que nos procurar lá na Tuna Luso, levar os documentos da criança entre 10 e 17 anos. Deficientes visual, física, intelectual e com paralisia cerebral. A família nos procura e fazemos o cadastro dela. Aí a pessoa fica participando das modalidades dentro da Tuna", reforçou.

Os Jogos Paralímpicos Escolares encerram nesta sexta-feira. O Pará ainda disputará medalhas no tênis de mesa e natação. Acompanhe tudo no Dol!

(Felipe Saraiva/ Enviado especial DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias