plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESPORTE BRASIL

Roger quer manter intensidade ofensiva no Galo

A principal característica do Atlético-MG nos últimos anos foi a forma intensa de jogar no ataque. Estilo de jogo apelidado de "Galo Doido", por partir para cima dos adversários como se não fosse preciso defender. Em 2016 foram 124 gols marcados, nenhum o

A principal característica do Atlético-MG nos últimos anos foi a forma intensa de jogar no ataque. Estilo de jogo apelidado de "Galo Doido", por partir para cima dos adversários como se não fosse preciso defender. Em 2016 foram 124 gols marcados, nenhum outro clube brasileiro marcou tantas vezes como o Atlético. Isso é uma coisa que o técnico Roger Machado quer manter para 2017. "Não quero perder isso não".

Se o desempenho ofensivo é destaque positivo, os números defensivos do Atlético são preocupantes. Nas duas últimas edições do Campeonato Brasileiro a equipe alvinegra não teve fôlego para brigar pelo título com Corinthians, em 2015, e Palmeiras, em 2016, justamente por sofrer muitos gols. Foram 53 no ano passado e 47 na temporada anterior.

"O campeão do ano passado foi o Palmeiras e os números deles nos mostraram que o equilíbrio que deu o título. O nosso time, ofensivamente, teve números muito semelhantes ao do Palmeiras. O desequilíbrio se deu na forma de defender", disse Roger Machado, em entrevista exclusiva ao site UOL Esporte.

Mas o estilo de jogo "Galo Doido" não surgiu em 2016 ou 2015. Um pouco antes, ainda com Cuca no comando técnico que o Atlético passou a jogar assim. A campanha vitoriosa na Copa Libertadores da América em 2013 foi um exemplo, assim como a Copa do Brasil de 2014, já com Levir Culpi. Viradas épicas, após grandes derrotas nos jogos de ida, fora de Belo Horizonte.

Alterar uma forma de jogar após tanto tempo não vai ser fácil. Mas é isso que Roger Machado tem treinado na Cidade do Galo nesses primeiros dias de 2017. Se parte da torcida cobra pela chegada de reforços, especialmente para o setor defensivo, Roger quer mesmo é ter um time mais bem posicionado, portanto, com zagueiros bem protegidos. Tanto que o treinador do Atlético compara a disputa entre um atacante e um defensor com uma luta entre um urso e um jacaré.

"Quando se defende, não podemos pensar apenas nos zagueiros ou nos volantes. É um processo coletivo. Zagueiro bom é zagueiro protegido. Sempre costumo fazer uma pergunta para eles. Na briga do urso com o jacaré, quem é que ganha?", perguntou Roger, que em seguida explicou a resposta.

"Depende de onde vai acontecer. Se for na água eu aposto no jacaré. Agora, se for fora da água, eu aposto no urso. Na maioria das vezes, o que eu pretendo é: fica fora da área, urso. Fica protegido. Não que ele não vá se expor algumas vezes fora do seu setor, mas que isso seja um número inverso. Agora, se eu tiver a cobertura de um lateral ou de um volante, ele vai estar onde é mais importante, que é no centro do campo e perto da área. Isso para mim já vai gerar um equilíbrio defensivo".

Após quase duas semanas de muitos treinos táticos e técnicos, sempre em campo reduzido, o técnico Roger Machado comandou a primeira atividade coletiva, usando todo o gramado, nessa quinta-feira. Sempre parando o treino e orientando bastante os jogadores, já foi possível ver uma equipe privilegiando a troca de passes e poucos cruzamentos. E assim vai ser o Atlético a partir de agora, de acordo com Roger.

Um time melhor posicionado, proximidade para trocar passes e menos cruzamentos, diminuindo a chance de contra-ataques das equipes rivais.

(FolhaPress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Brasil

Leia mais notícias de Esporte Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias