Esporte / Brasil

EDIÇÃO ELETRÔNICA

CBF estuda volta da Copa dos Campeões

Terça-Feira, 26/04/2016, 12:13:03 - Atualizado em 26/04/2016, 12:55:56 Ver comentário(s) A- A+

CBF estuda volta da Copa dos Campeões (Foto: Site Oficial do Palmeiras)
Torneio poderá voltar em 2017, com o campeão tendo vaga na pré-Libertadores. (Foto: Site Oficial do Palmeiras)

No início dos anos 2000, um período entre o fim dos Campeonatos Estaduais e o Campeonato Brasileiro, era realizada a Copa dos Campeões. O torneio chamou atenção de grandes clubes, onde o campeão garantia uma vaga na Libertadores. Segundo o blog Doentes por Futebol, a competição que foi extinta em 2002 poderá voltar na próxima temporada.

O presidente da Primeira Liga, Gilvan Tavares articula um torneio com os campeões da Primeira Liga, Copa do Nordeste e Copa Verde, além do Campeão Paulista. O vencedor do certame teria direito a uma vaga na fase pré-Libertadores.

A Confederação Brasileira de Futebol estuda a possibilidade nos corredores da sede da entidade, mas há quem diga que a ideia possa ser aprovada e a competição poderá ter um novo formato, porém com algumas alterações.

A decisão sobre a possível volta da Copa dos Campeões será decidida até o fim da temporada.

HISTÓRICO

Criada em 2000 devido ao auge dos torneios regionais, a Copa dos Campeões reuniu os campeões dos torneios Rio-SP, Copa Sul-Minas, Copa Centro-Oeste, Copa do Nordeste e Copa Norte. A competição era realizada no mês de julho, em algumas capitais do nordeste.

O torneio teve apenas três edições e o campeão do torneio tinha o direito de disputa a Libertadores do ano seguinte. Foi assim com Palmeiras (2001), Flamengo (2002) e Paysandu (2003).

Para chegar ao torneio sul-americano, o Papão conquistou a Copa Norte em 2002  no mesmo ano, o time bicolor desbancou o Cruzeiro e foi campeão dos campeões.

 

 

(DOL)

Leia também:

Comentários