plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Mestre Vieira recebe tributo onde morou em Barcarena

Conhecido como o “pai da guitarrada”, o músico paraense Joaquim de Lima Vieira (1934 – 2018), para seu público apenas o Mestre Vieira, faria 84 anos hoje. Para celebrar sua trajetória, em frente à casa em que ele morou, em Barcarena, a partir das 19h, oc

Conhecido como o “pai da guitarrada”, o músico paraense Joaquim de Lima Vieira (1934 – 2018), para seu público apenas o Mestre Vieira, faria 84 anos hoje. Para celebrar sua trajetória, em frente à casa em que ele morou, em Barcarena, a partir das 19h, ocorre um sarau tributo, puxado pelos filhos, também músicos, que formam a banda Filhos do Mestre, amigos e admiradores de Vieira.

“A nossa ideia era fazer na praça um evento como foi nos anos anteriores no aniversário dele, com carreata e finalizando com show de bandas. Ficou um pouco em cima da hora e como está muito recente, resolvemos fazer uma coisa mais fechada. Aí a gente sentou, os três filhos que tomam conta da banda, eu, Waldecir e Waldir, para não deixar passar em branco e deixar sempre viva a memória do mestre”, diz o tecladista Wilson Vieira.

Considerado o criador da guitarrada, gênero musical que mistura lambada, cumbia e merengue, Mestre Vieira faleceu no último dia 2 de fevereiro, em decorrência de um câncer. Mas deixou um legado que os filhos querem deixar vivo, tanto que farão um memorial na sala da casa que era de Vieira com objetos do mestre e já cogitam transformá-lo em espaço permanente, aberto à visitação pública.

“Vamos ter a participação de várias bandas locais, fizemos também alguns convites para alguns amigos músicos de Belém. Quanto ao memorial, vamos mostrar algumas coisas do papai, questão de história, fotografia, as guitarras dele, para quem quiser bater foto”, adianta Wilson.


Mestre Vieira nos deixou em fevereiro, mas permanece vivo na alegria de sua música, agora descoberta pelo Brasil. (Foto: Luciana Medeiros/Divulgação)

A programação abre com apresentação no telão de vídeos do mestre e, logo em seguida, começam as atrações musicais. Às 21h, será cantado o "parabéns a você" em memória de Vieira, com direito a bolo, salgadinhos, refrigerante e água aos presentes, além de abertura do espaço para quem quiser fazer sua homenagem individual ao mestre. “É muito emocionante e gratificante, mas ao mesmo tempo a gente fica muito triste pelo fato dele não estar presente, não estar em vida conosco. Mas pensando por outro lado, a gente sabe que é muito importante manter esse legado que o nosso pai deixou”, diz Wilson, lembrando os 14 discos gravados pelo pai e sua importância para a música brasileira.

Além da banda Filhos do Mestre, projeto lançado em março último para tocar a obra do guitarrista, mantendo sonoridades originais mescladas a releituras, os filhos agora estão fazendo um levantamento de toda discografia do músico que deve ficar no memorial na casa do mestre.

Mestre Vieira também permanece, no documentário dirigido por Luciana Medeiros, e na série de animação “Os Dinâmicos”, produzida em Belém, que conta com uma equipe 100% paraense, com direção de Afonso Gallindo e Luciana Medeiros, recentemente exibida pela TV Brasil e que em novembro entra na programação da TV Cultura.

SERVIÇO - Sarau Tributo à Mestre Vieira

Quando: Hoje, das 19h às 23h

Onde: Residência do Mestre Vieira (Rua Santo Antônio, 1282, entre Três de Dezembro e Cantide Nunes – Betânia – Barcarena)

Quanto: Aberto ao público

(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias