plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MÚSICA

'Quinto Elemento' oferece programação sobre cultura hip hop e cidadania

A música que vem das ruas como instrumento de educação e transformação social está na “Semana de Extensão Quinto Elemento - Ritmo e Poesia da Amazônia”, que ocorre de hoje até sexta-feira, na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Escola de Aplicação da

A música que vem das ruas como instrumento de educação e transformação social está na “Semana de Extensão Quinto Elemento - Ritmo e Poesia da Amazônia”, que ocorre de hoje até sexta-feira, na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Escola de Aplicação da universidade (NPI). A programação idealizada pelos rappers e educadores Bruno B.O., Everton MC e Pelé do Manifesto reúne dois pilares: o rap e a educação, numa discussão sobre protagonismo juvenil e cultura hip hop, com participação de estudantes, pesquisadores e artistas do segmento em oficinas, mesas de debate e apresentações culturais.

O nome da semana já anuncia seu objetivo. A cultura hip hop envolve o break dance, o grafite, o MC e o DJ. O quinto elemento, por fim, seria o conhecimento. E é para compartilhar conhecimento e trocar ideias sobre essa cultura que a semana surgiu. Para o rapper e doutor em Antropologia Bruno B.O., com mais de 20 anos de carreira na cena musical de Belém, o rap pode ser uma ferramenta pedagógica por sua linguagem simples e próxima da realidade dos alunos. “É uma linguagem que de alguma forma os estudantes dominam ou conhecem um pouco, faz parte da realidade dos adolescentes”, explica o artista e professor que tem a cultura hip hop como objeto de pesquisa.

São os alunos da escola pública de Belém um dos grupos-alvo da Semana de Extensão. Parte da programação será realizada na Escola de Aplicação da UFPA, o NPI. Hoje e amanhã os alunos poderão participar da oficina “Rap e Enem”, ministrada por Bruno e que aborda a cultura hip hop a partir do conceito de movimento social. Ou da oficina de construção textual “Rap e Poesia”, onde aprenderão a fazer rimas, encaixes das rimas nos instrumentais e estruturas de poesia com dois nomes da nova geração do rap paraense: Pelé do Manifesto e Everton MC.

Fundador da Batalha de São Brás, Everton MC também tem como projeto levar o rap para as escolas públicas de forma gratuita. De acordo com o artista, a oficina permite que os alunos “obtenham novos conhecimentos com atividades extracurriculares, além de terem contato com a cultura urbana, trabalhando conceitos como a representatividade periférica e a arte em si”. A programação no NPI também conta com mesa de debate e pocket show dos artistas na quarta, dia 24.

Nos dias 24 e 25, a programação da Quinto Elemento será na Universidade Federal do Pará, no auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea). A semana promove, para o público acadêmico, duas mesas de debate, reunindo artistas e pesquisadores da área. De acordo com Bruno B.O., a proposta é resgatar e fortalecer encontros com as frentes que formam a cultura hip hop de Belém. “Precisamos reunir as pessoas que estão pensando esse tema porque estamos em um momento muito sério em que os oprimidos estão brigando com suas dores e os opressores continuam trabalhando juntos. Por isso, as rodas de conversa irão trazer as temáticas que envolvem o tripé hip hop, cultura de rua e cultura afro-brasileira, e tudo que vai derivando disso, como gênero, juventude e rap”, explica.

Na quarta-feira, a mesa “Juventude e Cultura Urbana” reúne os professores Dr. Andrey Faro (NPI /UFPA), Dr. Cleodir Moraes (NPI /UFPA), o rapper e professor Dr. Bruno Borda/Bruno B.O. (IFPA), o rapper Pelé do Manifesto e as rappers Anna Suav (Slam Dandaras do Norte) e Souto MC (São Paulo).

Já na quinta-feira, será realizada a mesa de debate “Protagonismo Juvenil e Movimentos Sociais”, com os professores Andrey Faro, Dra. Ruth Almeida (UFRA), Dr. Tony Leão (Uepa), o advogado e pesquisador Paulo Victor Squires (Comissão de Defesa da Igualdade Racial - OAB/PA) e os artistas Everton MC e Renata Beckmann (Guitarrada das Manas). Ambas as mesas ocorrem das 14h às 18h, e são abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia e, ao final, com certificado de participação.

Batalhas de MCs e shows na agenda

Pelé do Manifesto e Everton MC lançam no evento primeiro EP do projeto “Preto e Branco”. (Foto: Estúdio Tereza e Aryanne/Divulgação)

Integrada à Semana de Extensão, será promovida uma intensa programação cultural voltada para a cultura do hip hop, com apresentação de DJs, batalha de MCs e shows musicais. A programação é gratuita, na sexta-feira, a partir das 15h, no Vadião, na UFPA.

Quem inicia a programação é o DJ LB Selector, do primeiro sistema de som da Amazônia, o 3º Mundo Sound System. Em seguida, ocorre a edição especial da Batalha da Beira, que integra as seletivas regionais para o Duelo de MCs Nacional, em Belo Horizonte (MG).

Os shows iniciam a partir das 18h, com a gravação do DVD do rapper Bruno B.O. Com mais de 20 anos de carreira dedicados ao rap, Bruno B.O. apresenta seu novo trabalho, “Afroamazônico”. O show passeia pela trajetória do rapper, com sua música de influências paraenses e afro-brasileiras, e canções inéditas, além de versões de canções do EP “Floresta de Concreto”, que traz em sua sonoridade uma visão espiritualista e ativista sobre o mundo. O projeto é contemplado pelo programa Natura Musical e pelo programa estadual de incentivo à Cultura – Semear.

O encerramento será por conta dos representantes da nova cena do rap paraense Everton MC e Pelé do Manifesto. Juntos, eles lançam o primeiro EP do projeto “Preto e Branco”, onde cantam a desigualdade social e a realidade belenense em suas composições. Crias da periferia da cidade, os artistas mostram crescimento musical ao entregar um trabalho reflexivo em suas letras. O projeto mescla o rap com a música paraense, como o brega e a guitarrada.

PROGRAMAÇÃO

- Dias 22 e 23/10 - Hoje e amanhã
Oficina Rap e Poesia - Everton MC e Pelé do Manifesto
Oficina Rap e Enem - Bruno B.O.
Hora: 14h30 às 17h30
Local: Escola de Aplicação da UFPA-NPI (Av. Perimetral)

- Dia 24/10 - quarta-feira
10h - Mesa de debate
11h - Resultado das oficinas
13h - Pocket shows de Bruno B.O./ Everton MC e Pelé do Manifesto (Projeto Preto e Branco)
Local: Auditório da Escola de Aplicação-NPI (Av. Perimetral)
*programações no NPI exclusivas para alunos
14h às 18h - Mesa de debate “Juventude e Cultura Urbana”, com Andrey Faro, Cleodir Moraes, Bruno B.O., Pelé do Manifesto, Anna Suav e Souto MC (SP)
Local: Auditório do Naea -UFPA (Campus Guamá - Profissional)
*Aberta ao público

- Dia 25/10 - quinta-feira
14h às 18h - “Protagonismo Juvenil e Movimentos Sociais”, com Andrey Faro, Ruth Almeida, Everton MC, Paulo Victor Squires, Renata Beckmann e Tony Leão
Local: Auditório do Naea – UFPA (Campus Guamá - Profissional)
*Aberta ao público

- Dia 26/10 - sexta-feira
15h – LB Selector (3º Mundo Sound System)
16h – Batalha da Beira
18h – Show Bruno B.O. (gravação DVD “Afroamazônico”)
20h – Show Pelé e Everton MC
Local: Vadião – UFPA (Campus Guamá – Básico)
*Aberta ao público

(Camila Barros e Mayra Leal especial para o Você)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias