plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Paulo André Barata lança single com participação de João Donato; ouça!

Nesta quinta-feira (6), chega às plataformas digitais “Nasci Para Bailar”, novo single de Paulo André Barata em parceria com João Donato. A canção sela a amizade entre o paraense e o acreano e foi regravada em um arranjo inédito para o novo álbum de Barat

Nesta quinta-feira (6), chega às plataformas digitais “Nasci Para Bailar”, novo single de Paulo André Barata em parceria com João Donato. A canção sela a amizade entre o paraense e o acreano e foi regravada em um arranjo inédito para o novo álbum de Barata, que será lançado em 14 de setembro, quando o disco completo estará em todas as plataformas digitais e em CD e LP, em lojas da capital paraense.

Paulo André Barata grava “Nasci Para Bailar” em estúdio passados 35 anos depois de tê-la escrito. No entanto, a música foi eternizada na voz de Nara Leão em 1982 e, ao longo dos anos, também ganhou versões de grandes artistas, como Emílio Santiago e o próprio João Donato. Ouça:

O projeto foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2016 e com o apoio da Lei Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado do Pará. “Acreditamos na força do Natura Musical para conectar pessoas, valorizar a criatividade brasileira e revelar a diversidade de cada região do país”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

“O programa já circulou por 18 Estados, apostando em talentos locais. No Pará, por exemplo, o edital já ofereceu recursos para 39 projetos da música, como Felipe Cordeiro, Luê, Arthur Nogueira, Aíla, Strobo Sammliz e Lia Sophia e, agora, Paulo André Barata”, complementa.

Paulo André volta aos estúdios após uma pausa de 20 anos e destaca a participação de Donato, que veio à Belém ano passado para fazer a gravação. “A música é uma parceria com ele, que veio para cá, foi muito gentil comigo, fez um arranjo maravilhoso e gravamos juntos. É uma felicidade incrível”, diz.

Novo álbum


O novo álbum de Paulo André Barata é um projeto idealizado pelo produtor Marcel Arêde, diretor da AmpliCriativa, e reúne novas canções, além da faixa já conhecida do público, com a marca da observação da vida amazônica, que poderá ser conferida nas inéditas "Juriti Pepena, "Capelobo" e "Maranduera". Há também no disco seis composições em parceria com Paulo César Pinheiro, uma com João de Jesus Paes Loureiro, outra com J. Petrolino. Há também mais uma regravação: "Porto Caribe", parceria com o pai, o poeta e compositor Ruy Barata.

As faixas também têm participações especiais nos vocais, como a cantora paraense Andrea Pinheiro em "Boiuna" e “Abismo” e Alba Maria na canção "Boitatá". Paulo André destaca ainda a música "Parauara" em parceria com Paulo César Pinheiro. "Essa canção é uma homenagem ao Pará e acho que ficou muito boa", diz ele, já pensando num novo álbum. "Estou cheio de música nova. Não deu para colocar tudo nesse disco, mas a gente monta um projeto novo, vai para uma segunda edição", completa.

Sobre Paulo André Barata

O compositor, cantor e instrumentista paraense Paulo André Barata, é considerado um dos grandes nomes da música popular brasileira. Teve as suas primeiras obras, "Indauê Tupã" e "Esse Rio é Minha Rua", gravadas por Fafá de Belém em 1976 no LP "Tamba Tajá", que lançou a cantora nacionalmente.

No ano seguinte, teve gravadas também por Fafá as músicas "Pauapixuna" e "Foi Assim", essa última um dos maiores sucessos da carreira da cantora. Fafá de Belém gravou no LP "Banho de Cheiro" (1978) as canções "Carta noturna", "Baiuca's Bar" e "Banho de Cheiro". Neste mesmo ano, Paulo lançou seu primeiro LP, “Nativo”, pela Continental.

Paulo compôs "Mesa de Bar" e, com o pai Ruy Barata, escreveu "Pacará"; ambas as canções fora gravadas no LP Estrela Radiante", também de Fafá. Em 1997, lançou o CD duplo "Uirapuru". Este trabalho foi patrocinado pela Secretaria da Cultura do Estado do Pará e contou com as participações especiais de Sérgio Ricardo, Jane Duboc, Lucinha Lins, Gilson Peranzzetta, Robertinho Silva e Maurício Einhorn, entre outros.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias