plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Michael Jackson 60 anos: entenda por que ele é o Rei do Pop

Michael Jackson completa 60 anos nesta quarta-feira (29/8): muita gente vai reclamar do uso do presente. Azar o deles! O legado do Rei do Pop segue vivaço. A coroa de Michael não é à toa: boa parte do que se conhece da estética do show business foi cri

Michael Jackson completa 60 anos nesta quarta-feira (29/8): muita gente vai reclamar do uso do presente. Azar o deles! O legado do Rei do Pop segue vivaço.

A coroa de Michael não é à toa: boa parte do que se conhece da estética do show business foi criada por esse icônico artista – evidentemente, com auxílio de gigantes como Madonna, Elvis e Beatles.

Ao longo da extensa carreira – Michael Jackson começou a cantar com os irmãos aos 5 anos de idade no Jackson 5 – o multifacetado artista definiu as bases do pop: trouxe o R&B, as guitarras de Eddie Van Halen, a dança (o que dizer do saudoso Moonwalk) e, principalmente, os milhões de efeitos especiais e cinematográficos. Gosta de videoclipe? Pois agradeça ao Rei do Pop a incrível difusão dessa linguagem.

Relembrar a trajetória de Michael é, de certa forma, falar sobre a formação da música pop. Já criança, no Jackson 5, ele encantou o mundo com o suingue e talento.

Qual sua música favorita do Rei do Pop? Talvez seja difícil responder essa pergunta sem usar a muleta de um top 3. Mas vou aceitar o desafio. Thriller, sem sombra de dúvidas, carrega aquele status de “QUE HINO”.

A faixa – digna de um verbete próprio na Wikipédia – foi gravada em 1982, como uma das canções do disco Thriller. Composta por Rod Temperton e com produção de Quincy Jones, a música virou single em 1984.

Porém, o ano de 1983 marca o momento decisivo: o lançamento do clipe de 14 minutos de Thriller. Um dos melhores clipes do mundo – segundo a Billboard –, a produção foi dirigida por John Landis e mostrou o lado ator de Michael Jackson.

As condecorações da produção são inúmeras: foi o primeiro vídeo do gênero a integrar a Biblioteca do Congresso norte-americano; recebeu o título de significância cultura, história e estética, e, de acordo com o Guinness Records, vendeu mais de 9 milhões de cópias. Ufa!

Phil Walter/Getty Images

Vida turbulenta
A lista de sucessos não para por aí: Smooth Criminal, Black or White, Beat It, Billie Jean, We Are The World, They Don’t Care About Us (com clipe gravado no Rio de Janeiro e Salvador, e direção de Spike Lee). O tamanho é quase similar à quantidade de polêmicas.

Abuso sexual, uma paternidade confusa e cirurgias plásticas são algumas das acusações feitas ao cantor. Sobre a pedofilia, ele foi absolvido. As outras o perseguiram até a morte, em 25 de junho de 2009.

Tretas à parte, o Rei do Pop segue sendo o mais influente cantor dessa indústria!

Fonte: Metropoles

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias