plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Músicos consolidam parcerias em novos singles

Com trajetórias profissionais bem parecidas, artistas paraenses em carreira solo se unem e consagram parcerias ao dividirem inspirações em novas composições. Com a mesma pegada, duas duplas acabam de oferecer ao público lançamentos juntos. A cantora Lari

Com trajetórias profissionais bem parecidas, artistas paraenses em carreira solo se unem e consagram parcerias ao dividirem inspirações em novas composições. Com a mesma pegada, duas duplas acabam de oferecer ao público lançamentos juntos. A cantora Lari Xavier estreia parceria com o músico, compositor e produtor Elder Effe; enquanto que, pela segunda vez trabalhando lado a lado, Marisa Brito e Andro Baudelaire acabam de lançar um single, eles que já vinham compondo juntos e sempre dividem o palco um com o outro quando Marisa, hoje radicada em São Paulo, vem a Belém.

“Motoradio” é o nome do single lançado pelo duo Elder Effe e Lari Xavier. A composição de Elder remete a um presente que ele ganhou do pai quando criança. “Era um rádio de pilha que eu usava para ouvir aos jogos. O título, por sua vez, fala de comunicação, um meio de chegar até uma pessoa por meio de uma ferramenta”, descreve. A canção foi lançada final de julho em todas as plataformas digitais e pode ser baixada gratuitamente no site do compositor www.eldereffe.com.

A parceria surgiu neste ano durante conversas sobre música, quando Effe e Lari começaram a mostrar composições musicais aos amigos, dentre eles, o produtor Diego Fadul, que gravou o single. “Motoradio”, então, foi eleita a música. Após explorar um lado mais folk em seu trabalho solo, como descreve Lari, Elder agora resolveu fazer essa música com uma pegada mais rock.

“Estávamos com saudade de gravar uma música assim, mais pesada. Acredito que essa música tem uma energia muito boa. Ele é um artista que eu admiro bastante e, para mim, foi superimportante esse trabalho, que me deixou muito feliz com o resultado”, comemora a cantora.

Elder Effe acredita que essa escolha enaltece o estilo de cantar de Lari Xavier, descrito por ele como forte e com uma voz eloquente. “O Diego mostrou várias músicas com vocal feminino. Daí eu sugeri que fosse a dela, pela sua voz marcante. Acho que a gente consegue se complementar musicalmente falando”, acredita o músico.

Uma troca e enriquecimento mútuos. É o que avalia Lari Xavier dessa parceria. “Quando a gente faz uma parceria musical com outro artista é sempre muito enriquecedor, porque nos proporciona conhecer um pouco mais da pessoa e isso acaba influenciando a gente. O Elder tem uma energia muito bacana, um astral para cima. Ele tem essa questão de refletir sobre a vida, sobre as coisas, a gente vê isso na música dele. Foi uma troca criativa importantíssima”, considera.

Com relação aos planos para o futuro, tanto Lari como Elder dizem que continuarão com suas carreiras solos, mas prometem um show no mesmo palco previsto para setembro.

“Vamos divulgar o single também no ‘ao vivo’, que é um formato bem interessante, já que o processo de gravação difere do processo do show. Acho que vai ser muito divertido”, aposta.

Composições feitas pelo WhatsApp falam de amizade

Andro Baudelaire e Marisa Brito compõem juntos há dois anos e qualquer troca de mensagem entre os amigos é motivo para virar música. (Foto: Fernanda Brito Gaia)

Após um dia daqueles, uma música para adoçar a alma. Foi assim, oferecendo boas vibrações para o universo, que nasceu a composição do single “A Culpa é dos Planetas”, diz o vocalista e guitarrista Andro Baudelaire, que compôs a canção em conjunto com Marisa Brito durante conversa em aplicativo de mensagem.

“Quando a gente se encontra, canta junto, mas geralmente nos falamos e compomos pelo WhatsApp, isso é muito comum. Qualquer coisa que acontece a gente já pensa em música. Então, nesse dia, tudo estava dando errado, meu carro tinha perdido o freio e a Marisa falou que a culpa era dos planetas. Logo pensamos que isso daria uma música”, lembra.

Atuando há cerca de 14 anos na música, Andro tem um estúdio (Abb Ey-Monsters) onde produz várias bandas de Belém. O artista conta que essa parceria com Marisa Brito acrescenta muito para a atuação de ambos. “É uma troca que só tem coisa boa. Temos muitas músicas que juntas dariam inclusive um disco”, diz, aos risos, acrescentando que isso faz parte dos planos para o futuro.

Admiração mútua é o pano de fundo dessa parceria, complementa Marisa. “Esse meu trabalho com o Andro é fruto de nossa amizade. Nasceu muito da admiração que a gente tem um pelo outro enquanto artista, mas também da nossa amizade. Acho que a gente se complementa muito bem e as composições têm como princípio as reflexões e os diálogos que a gente tem como amigos”, conta.

Esse dueto entre os artistas acabou se transformando em um projeto paralelo de ambos, que eles chamam de “A Redoma”, em uma linha complementar aos trabalhos individuais de cada um. “Ele é ao mesmo tempo um complemento aos nossos trabalhos solo, mas também quando compomos juntos é como se criássemos outro lugar. Esse projeto recebeu até esse nome antes, mas agora a gente tem usado somente os nossos nomes mesmo também para ajudar a fomentar os nossos trabalhos enquanto artistas solo. Mas é um lugar diferente, do trabalho que a gente faz sozinho”, explica a cantora.

Em 2016, eles lançaram o primeiro single juntos, “Não Venda as Minhas Coisas”. Agora a nova música “A Culpa é dos Planetas” foi lançada pelo selo Urtiga e está disponível em diversas plataformas de streaming. E vem mais coisa por aí.

“A gente tem muitas composições finalizadas, outras por finalizar. O plano é sempre lançar como single essas canções em parceria”, conta.
A ideia é lançar um single a cada semestre. “Então neste semestre lançamos ‘A Culpa é dos Planetas’ e no próximo vamos lançar outra que se chama “Velocidade” e estamos no processo de finalização. Espero com isso, que rendam muitos e muitos trabalhos juntos ainda”, projeta Marisa.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias