plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Vale Música recebe Leon Keuffer

A Orquestra Jovem Vale Música se apresenta neste domingo em um concerto especial, com a participação de um músico convidado como solista. O violinista Leon Keuffer, paraense radicado na Inglaterra há vários anos, toca com a orquestra, sob a regência do ma

A Orquestra Jovem Vale Música se apresenta neste domingo em um concerto especial, com a participação de um músico convidado como solista. O violinista Leon Keuffer, paraense radicado na Inglaterra há vários anos, toca com a orquestra, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto. O concerto ocorre às 18h, na Sala Augusto Meira Filho do Arte Doce Hall, e tem entrada franca.

Como parte da agenda de formação musical de seus jovens instrumentistas, que inclui peças eruditas e populares, a Orquestra interpretará esta noite obras de Rossini, F. Mendelssohn, Waldemar Henrique, Villa-Lobos e Igor Stravinsky.

Junto a eles, Leon Keuffer mostra a técnica que o tem levado a ser destaque em apresentações internacionais, e com uma atração a mais para amantes da música e curiosos: ele tocará com um violino confeccionado pelo italiano Gaetano Pareschi em 1947, emprestado da Royal College Of Music.

Internacional

Filho do violinista e professor da Escola de Música da Universidade do Estado do Pará, Paulo Keuffer, Leon teve suas primeiras aulas de violino com o pai. O início precoce ajudou a desenvolver o talento e aptidão para o instrumento e aos 14 anos ele se mudou para Manchester, no Reino Unido, para estudar na famosa Escola Chetham’s School Of Music, onde foi solista da Orquestra de Chetham’s.

Em 2013, entrou no curso de bacharelado na Royal College Of Music, de Londres, com bolsa integral. Dois anos depois, foi semifinalista na Competição Internacional de Violino “Ginette Neveu” , na França. Também foi semifinalista no Trunbidge Wells International Young Artists Competition, onde ganhou o prêmio de “Melhor Peça Virtuosa”, por sua interpretação.

Leon Keuffer vem tocando com renomados músicos, compositores e grupos da música erudita e até tocou em um dos cruzeiros mais avançados do mundo, o Ovation Of The Seas.

Orquestra

Criada em 2010, a Orquestra Jovem Vale Música é formada por 67 estudantes de escolas públicas da região metropolitana de Belém, com idades entre 12 e 23 anos, e é um dos grupos vinculados ao Projeto Vale Música, desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música, com patrocínio da empresa Vale e e Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O projeto tem como objetivo promover a educação musical de jovens de baixa renda, dando, inclusive, oportunidade de um caminho profissional.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias