plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Banda VGMus conquista público geek com trilhas de jogos eletrônicos

Dos clássicos Jonny Atma e Ace Waters, de Super Mario Bros. Passando por I Need Your Help, de Angry Birds, até Battle of the Heroes, de Star Wars. A banda VGMus vem conquistando cada vez mais fãs dentro e fora do Distrito Federal com repertório composto

Dos clássicos Jonny Atma e Ace Waters, de Super Mario Bros. Passando por I Need Your Help, de Angry Birds, até Battle of the Heroes, de Star Wars. A banda VGMus vem conquistando cada vez mais fãs dentro e fora do Distrito Federal com repertório composto por músicas de jogos eletrônicos e filmes, tendo como principal atrativo a vasta pesquisa dentro dos elementos geeks e nerds.

Fruto de um projeto ainda mais ambicioso, o grupo foi formado durante a criação da Orquestra VGMus, em 2012, por alunos da Universidade de Brasília (UnB). Com espetáculos musicais em versão câmara e filarmônica, os artistas passaram por grandes eventos dos amantes do universo geek e nerd como Vídeo Games Live (VGL), Game Music Brasil (GMB), Simpósio brasileiro de Games (SBGames) e Festival Internacional de Arte (FiART).

Apesar do sucesso, há apenas dois meses quatro amigos decidiram transformar a então filarmônica em um quarteto para ampliar as possibilidades de apresentações. “Não são todos os lugares que comportam uma orquestra no palco, mas a banda sim. Nossa intenção é tocar em mais lugares e mostrar para mais pessoas o nosso som”, ressalta o baixista Henrique Vieira.

A estreia do novo formato de show aconteceu no último dia 12 de junho, no Clube do Choro de Brasília, e serviu para medir a recepção com o público. “Nós temos uma trajetória já conhecida pelos brasilienses, e isso torna mais fácil esse recomeço”, considera Vieira.

Única mulher do grupo, a tecladista Malu Colusso sinaliza para o aumento da presença feminina no mundo dos jogos eletrônicos. “Sempre foi um universo de predominância masculina, mas isso vem mudando. Eu espero que continue crescendo a participação das mulheres e que eu consiga ser uma boa representante”, pontua.

Memória afetiva
Quem for ao show da VGMus não deve esperar ouvir o mesmo som das disputas digitais. Todas as faixas são repaginadas pelos músicos. “As canções já tinham uma montagem diferente para a orquestra, mas quando fomos trazê-las para apenas quatro instrumentos, tivemos de readaptá-las completamente”, adianta Vieira.

Os instrumentistas Lucas Donato (bateria) e Caio Galileu (guitarra) completam a banda que, segundo Henrique, teve como inspiração o gosto em comum pelo universo dos games. Apreço este presente na plateia que se comove ao ouvir as canções de seus jogos preferidos. Como quando a banda toca Still Alive, do jogo Chrono Cross, uma das mais pedidas pelos fãs nos shows.

Quando a gente toca as trilhas dos jogos, estamos oferecendo uma pequena oportunidade para o público acessar e reviver toda a memória afetiva do momento em que jogava. Assim nós oferecemos tanto nostalgia, com os jogos mais antigos, quanto sentimentos de entusisamo para os recém-lançados. Tudo isso através da música e das projeções ao vivo"
Caio Galileu
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

A tecladista Malu deseja que outras mulheres geeks se sintam representadas quando a virem no palco

Fonte: Metropoles

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias