plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Jukebox Sentimental: a Tropicália mudou a música e o comportamento

Em recente homenagem ao Tropicalismo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Tom Zé, o inquieto baiano, nos lembrou desse grande manifesto-cultural-anárquico dos anos 1967 e 1968. Não foi apenas uma insurreição no campo da música, mas também uma rev

Em recente homenagem ao Tropicalismo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Tom Zé, o inquieto baiano, nos lembrou desse grande manifesto-cultural-anárquico dos anos 1967 e 1968. Não foi apenas uma insurreição no campo da música, mas também uma revolução estético-comportamental.

“A Tropicália era a busca de uma síntese de ideias totalmente contraditórias”, resumiu o escritor, artista gráfico e intelectual Rogério Duarte (1939 – 2016), um dos criadores da Tropicália. A declaração foi feita no documentário homônimo do movimento, lançado por Marcelo Machado em 2012.

Cena do filme “Tropicália”, trazendo o psiquiatra Paulo Gaudêncio (1934 – 2017) discutindo o comportamento dos jovens na relação com os pais, a partir do movimento tropicalista, com palinha dos Mutantes…

E era mesmo. Porque, inconscientemente, o movimento nasceria da inquietação e insatisfação de um grupo de artistas rebeldes ousados e anárquicos — nada satisfeitos com os rumos do país. Hoje, a nação está uma esculhambação geral, chafurdada em “podres poderes”, e a classe artística parece inerte.

Das artes plásticas para a música
Nos anos 1960, não. A insatisfação com a política e censura era diluída num clima agonizante que se transformava em desabafo camuflado, a partir da realização de projetos artísticos viscerais como a montagem atualizada do debochado texto de Oswald de Andrade, “O Rei da Vela”, e o convulsivo filme de Glauber Rocha, “Terra em Transe”.

Uma música em especial, “Tropicália”, de Caetano Veloso, faixa de abertura de seu primeiro disco solo de 1967, foi decisiva para desencadear o movimento-manifesto a partir deste turbilhão de descontentamento sócio-político. O título da canção foi sugerido pelo produtor de cinema Luiz Carlos Barreto, o Barretão, que, vislumbrando paralelos entre um projeto audiovisual ambiental de Hélio Oiticica, exposto no Museu de Arte Moderna do Rio intitulado “Tropicália”, e a nova canção do amigo baiano, deu a dica.

“‘Tropicália’ não era apenas o título de uma obra, mas uma posição estética diante das coisas”, endossaria Oiticica.

Com a expressão “Tropicalismo” e ideias do movimento lançados por Nelson Motta e o poeta Torquato Neto, não demoraria muito para a teoria passar à prática com obras que fariam história na música brasileira.

Fonte: Metropoles

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias