plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Teria Bob Dylan plagiado sua palestra para o Nobel de Literatura?

E nós achamos que a novela do Bob Dylan com o prêmio Nobel havia acabado, hein? Quando Dylan foi nomeado vencedor do prêmio Nobel de Literatura do ano passado, várias situações curiosas ocorreram. Embora, na época, o músico parecesse não ter dado muita bo

E nós achamos que a novela do Bob Dylan com o prêmio Nobel havia acabado, hein?

Quando Dylan foi nomeado vencedor do prêmio Nobel de Literatura do ano passado, várias situações curiosas ocorreram. Embora, na época, o músico parecesse não ter dado muita bola para a conquista, ele recentemente foi receber sua medalha na Europa.

Porém, um dos requisitos que os participantes devem cumprir para poder receber essa honra é dar uma palestra sobre o assunto que preferir. E Dylan resolveu falar sobre como diversos músicos e obras clássicas da literatura, como Moby Dick e The Odyssey, influenciaram suas composições.

No entanto, ao falar sobre Moby Dick, o cantor utilizou várias frases incrivelmente similares a algumas utilizadas na versão do SparkNotes — uma espécie de guia de estudo online — para a obra. O problema é que essas frases não aparecem em nenhum outro lugar exceto naquela plataforma — o que sugere que Dylan possa ter “adaptado” seu conteúdo para a palestra.

Veja uma das passagens (em inglês):

Dylan:

Another ship’s captain — Captain Boomer — he lost an arm to Moby. But he tolerates that, and he’s happy to have survived. He can’t accept Ahab’s lust for vengeance.

SparkNotes:

…a whaling ship whose skipper, Captain Boomer, has lost an arm in an encounter with Moby Dick…. Boomer, happy simply to have survived this encounter, cannot understand Ahab’s lust for vengeance.

Mais um exemplo:

Dylan:

He calls Moby the emperor, sees him as an embodiment of evil.

SparkNotes:

…he sees this whale as an embodiment of evil.

O site Slate mostrou outras nove passagens onde as frases soam curiosamente similares, e você pode conferir todas elas aqui.

E aí, você acha que o plágio realmente aconteceu? Ou, quem sabe, essa é uma grande “trollada” do músico após ter passado um tempão esnobando o prêmio?

Você pode assistir à palestra completa do músico no evento logo abaixo.

Fonte: TMDQA!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias