plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MÚSICA

Broken Machine Project: artista brasileiro radicado em Nova York recria poemas em disco coletivo

Radicado em Nova York, o compositor e produtor Vinicius Castro acaba de lançar um álbum ousado. No trabalho ele musicou, arranjou e produziu nove poemas do conceituado autor americano Patrick Phillips. O álbum chamado Broken Machine Project é um verdadeir

Radicado em Nova York, o compositor e produtor Vinicius Castro acaba de lançar um álbum ousado. No trabalho ele musicou, arranjou e produziu nove poemas do conceituado autor americano Patrick Phillips. O álbum chamado Broken Machine Project é um verdadeiro estudo dos diversos gêneros da música americana com um toque da musicalidade brasileira, e conta com a participação de nove cantores da cena independente da cidade que não dorme. E a inspiração veio de onde menos se esperava: de uma viagem de metrô. Foi em uma que Vinicius descobriu o poema “Heaven”, em uma série chamada Poetry in Motion, que espalha inúmeras poesias pelos vagões dos metrôs nova-iorquinos.

“Eu li essa poema e achei muito bonito. Ele falava do céu no sentido de paraíso não como um lugar, mas como um tempo”, explica Vinicius. “Eu tirei uma foto e postei no Facebook, falando que era a definição mais bonita que tinha lido. E minha sogra comentou que achou muito legal e que daria uma boa música. E eu pensei: é, vou musicar esse poema”, revela.

Forte na tradição da poesia latino-americana, o ato de musicar um poema não é comum na cultura americana e foi visto como inovador pelos artista que colaboraram no projeto. O álbum é a união da essência estética dos versos de Patrick Phillips, íntimos e focados na esfera familiar, com a pesquisa sobre a musicalidade americana, realizada por Castro. As canções foram gravadas inteiramente nos apartamentos dos músicos, trazendo um espírito intimista e familiar que dialoga com as temáticas do poema.

Vinicius Castro levou seu estúdio móvel para porões, quartos e sótãos no Brooklyn, Bronx e Queens, usando o metrô de NY, claro. Artista multifacetado, Vinicius não é estreante neste tipo de iniciativa. Após seu primeiro disco, Jogo de Palavras, ele trabalhou no projeto de home studio e vários intérpretes “Som na Sala” durante todo o ano de 2012 e foi destaque por aqui.

O projeto colaborativo traz uma evolução no trabalho criativo de Vinicius e já está disponível nos serviços de streaming e abaixo.

Fonte: TMDQA!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Música

Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

Últimas Notícias