plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
FAMA

Em vídeo, cantor Caetano Veloso critica projeto do BRT

O cantor e compositor baiano Caetano Veloso criticou em um vídeo publicado na internet nesta quarta-feira (9) o projeto de construção de um BRT (via expressa para ônibus) que será erguida pela gestão ACM Neto (DEM) em Salvador. Erguido no canteiro centra

O cantor e compositor baiano Caetano Veloso criticou em um vídeo publicado na internet nesta quarta-feira (9) o projeto de construção de um BRT (via expressa para ônibus) que será erguida pela gestão ACM Neto (DEM) em Salvador.

Erguido no canteiro central de três das principais avenidas da cidade, o projeto prevê a supressão de árvores e o fechamento de dois rios para dar lugar a um elevado ligando a Lapa à região da rodoviária - duas das mais movimentadas regiões da cidade. O elevado servirá como uma via expressa para ônibus articulados e também para carros.

"Salvador precisa que se plantem árvore nela, não que se cortem árvores", afirmou Caetano no vídeo defendendo uma "conversa boa, produtiva, responsável e corajosa" da prefeitura de Salvador com urbanistas e ambientalistas.

"Sem o avanço dessas discussões, não se pode aceitar que se cortem árvores centenárias e que se danifique a paisagem urbana de Salvador, por uma opção de progresso duvidoso", disse o compositor baiano.

Veja o vídeo

#Repost @342amazonia: A luta continua! Veja o recado de @caetanoveloso em apoio a campanha #NãoAoBRTSalvador! "Não se pode aceitar que se cortem árvores centenárias e que se danifique a paisagem urbana de Salvador, por uma opção de progresso duvidoso" #CaetanoVeloso 🌳👈🏾 ... O atual prefeito @acmnetooficial insiste em não ouvir especialistas! A ampliação da mobilidade urbana não pode destruir a natureza. É preciso ter diálogo! Ninguém é contra a construção de transporte público de qualidade, pelo contrário, pois há alternativas sem que destrua a natureza. Prefeito, nos ouça! https://www.facebook.com/342amazonia/videos/191772668110407/ #342Amazonia #342Arvoresdesalvador #342Agora. #NãoAoBRTemSalvador

Uma publicação compartilhada por Caetano Veloso (@caetanoveloso) em

O vídeo que traz a assinatura da campanha #342Amazônia, criada no ano passado contra o decreto do presidente Michel Temer que autorizaria a exploração mineral em áreas da Amazônia. Antes do vídeo, Caetano compartilhou uma postagem do #342Amazônia em suas redes sociais convocando a população para um protesto realizado no último domingo (6) contra o BRT.

Na postagem, o projeto é criticado por "suprimir áreas verdes e optar por "uma opção defasada de transporte coletivo". Bancado com recursos federais e municipais, o BRT é o principal projeto na área de mobilidade urbana da gestão ACM Neto (DEM). A primeira etapa, orçada em R$ 212 milhões, será tocada pelas construtoras Camargo Corrêa e Geométrica Engenharia.

Ao todo, 154 árvores serão derrubadas e outras 169 serão retiradas, transportadas e replantadas no Parque da Cidade. Segundo a prefeitura, cerca de 2.000 árvores serão plantadas na cidade para compensar as que serão suprimidas.

Em nota, a prefeitura de Salvador defendeu o BRT como um modal mais barato e mais rápido de ser construído e afirmou que a obra "vai transformar a mobilidade em uma das regiões mais movimentadas da cidade".

A prefeitura afirma que a obra reduzirá para 16 minutos o trajeto entre a Lapa e a região da rodoviária percorrendo áreas que não são atendidas pelo metrô e onde circulam, diariamente, 340 mil pessoas em ônibus comuns.

(FolhaPress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias