plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FAMA

Anitta faz piada sobre doença grave e vira alvo de protestos

Apostando alto em sua carreira internacional, e com uma série de shows já agendados em outros países, Anitta arrumou uma confusão no Brasil. Um comentário feito pela cantora em seu novo programa, "Anitta entrou no Grupo", nesta semana, no Multishow, rend

Apostando alto em sua carreira internacional, e com uma série de shows já agendados em outros países, Anitta arrumou uma confusão no Brasil.

Um comentário feito pela cantora em seu novo programa, "Anitta entrou no Grupo", nesta semana, no Multishow, rendeu repercussão negativa nas redes sociais, protestos e petições online de entidades sérias. "Eu queria dizer minhas amigas são muito amigas mesmo. Só convido gente que eu amo, não convido gente com hanseníase", disse a cantora.

Apesar de ter sido uma brincadeira, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan) e outras entidades estão pedindo que a artista se retrate publicamente. Eles não acharam graça.

Tanto é que iniciaram uma petição online, dizendo que Anitta reforçou preconceitos que levam à exclusão de pessoas com hanseníase. Afinal, a doença tem cura e não há risco de transmissão quando a pessoa está sendo tratada.

Protesto

Leia o texto da petição que pede a retratação da cantora:

"O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan) e as pessoas e entidades abaixo assinadas exigem retratação da cantora Anitta.

Em seu programa no Multishow, Anitta fez uma declaração lamentável, tentando "causar" reafirmando um preconceito infundado contra pessoas atingidas pela doença. Anitta não sabe, porque o desconhecimento de fato é o principal obstáculo à superação da hanseníase no Brasil, mas a cada ano 35 mil novos casos são diagnosticados no país, tornando o Brasil o campeão mundial em novos casos proporcionais da doença.

Essa altíssima incidência em nada é culpa das pessoas atingidas pela hanseníase: é o descaso do poder público, falta de informação e vontade política de resolver a questão e condições de vulnerabilidade social os principais fatores para que ela continue se propagando, mesmo tento cura e tratamento gratuito pelo SUS.

Ao contrário do que a cantora sugere no programa, não há nenhum motivo para se evitar pessoas atingidas pela hanseníase: assim que iniciado o tratamento, a doença deixa de ser transmissível.

Sabe o que as pessoas com hanseníase tem de sobra, Anitta? Muita garra para enfrentar o preconceito e para exigir seus direitos em um país que os nega diariamente. Quem perde ao não querer pessoas com hanseníase em seu programa é você, porque o nosso povo teria muito a ensinar sobre dignidade: protagonizamos a nossa própria luta com muito orgulho.

Nos entristece o fato de que uma mulher de origem periférica reproduza preconceitos, porque o nosso desejo é unir forças contra toda forma de discriminação. Somente unidos podemos superar o machismo, o racismo, a homofobia e o preconceito contra pessoas atingidas pela hanseníase.

Para seguirmos juntos, no entanto, é preciso que Anitta se desculpe e reconsidere a sua posição. Ajude-nos a contatá-la: Anitta, retrate-se!"

Doença

A hanseníase é uma doença infecciosa grave causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. A enfermidade também é conhecida como lepra, morfeia, mal de Hansen ou mal de Lázaro. É uma das doenças mais antigas da humanidade e com histórias de muito sofrimento. O nome lepra tem sido evitado devido ao estigma do passado de uma doença deformante, contagiosa e incurável.

Felizmente, desde a segunda metade do século 20, com a introdução do coquetel de drogas para hanseníase, a imagem histórica da lepra não corresponde mais a essa realidade.

Anitta e Multishow ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

(Com informações do R7)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias