Entretenimento / Cultura

CONFIRA E APROVEITE

Fundação Cultural do Pará promove programação para Dia da Mulher

Quinta-Feira, 07/03/2019, 17:51:31 - Atualizado em 07/03/2019, 17:52:51 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Fundação Cultural do Pará promove programação para Dia da Mulher (Foto: Ascom FCP/Arquivo)
(Foto: Ascom FCP/Arquivo)

Nesta sexta-feira (8), O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, preparou um intenso cronograma de atividades para marcar o Dia internacional da Mulher. A programação ocorrerá na sede da FCP, no prédio do Centur, e na Casa das Artes, sendo voltada tanto para as servidoras da casa quanto para o público externo. A entrada é franca.

Na sede da Fundação, a agenda comemorativa começa ainda pela manhã, às 9h30, na Praça do Artista, com um serviço de atendimento de Barras de Access – espécie de tratamento quântico, feito a partir de toques suaves em pontos energéticos em torno da cabeça, a fim de estimular as sinapses neurais que criam os padrões comportamentais. Em seguida, às 10h, uma aula de ritmos da academia Fit4You vai levar diversão e saúde para as participantes da atividade.

No Teatro Margarida Schivasappa, a produção intelectual feminina é o centro da pauta. O programa inicia com a exibição dos curtas da série “Literatura por Elas” – projeto desenvolvido pela Casa da Linguagem, integrante da FCP.

Na sequência, Ly Rabelo canta a perspectiva feminina, acompanhada de Renato Torres no violão. Também será realizada mesa de discussão com o tema “Mulher, Trabalho e Produção de Conhecimento” – que contará com a presença da poeta e escritora Wanda Monteiro, da advogada especialista em compliance Amanda Ramalho e da jornalista Lorenna Montenegro, do coletivo de mulheres críticas de cinema Elviras.

Já no cine-teatro Líbero Luxardo, a atração será a exibição do documentário “Fevereiros”, documentário sobre Maria Bethânia e sua relação com o carnaval e o sincretismo religioso. Embora seja o único item na agenda do dia 8 que cobra ingresso, a entrada no cinema será gratuita para mulheres.

Ainda dentro dos festejos pelo marco da igualdade de gênero, a galeria Theodoro Braga receberá exposição da artista plástica Elieni Tenório. “Retratos da Artista Enquanto Corpo” abre para visitação no próximo dia 12, às 19h; e a mostra permanece no espaço até 18 de abril, com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 18h. Na Casa das Artes, a tônica será de comunhão e celebração do sagrado feminino.

Por fim, o grupo Ubuntu realizará um momento de dança circular na instituição no dia 8, às 19h. A proposta da roda é agregar mulheres de todas as idades, exaltando a união feminina e o respeito a mulheres do mundo todo.

Confira a programação completa:

Dia da Mulher FCP

Sede da FCP (Centur)

08/03

Praça do Artista

9h30 - Atendimento Barras de Access / Processos Corporais

10h - Aula de Ritmos (Fit4You)

Teatro Margarida Schivasappa

10h30 - Exibição curtas "Literatura por Elas"

11h - Momento musical - Ly Rabelo e Renato Torres

11h30 - Mesa - "Mulher, Trabalho e Produção de Conhecimento", c/ participação de Amanda Ramalho, Lorenna Montenegro e Wanda Monteiro

Cine-Teatro Líbero Luxardo

18h30 - Exibição "Fevereiros", documentário sobre Maria Bethânia

*entrada franca para mulheres

12/03

Galeria Theodoro Braga

19h – Abertura exposição “Retratos da Artista Enquanto Corpo”, de Elieni Tenório

*Mostra em cartaz de 12/03 a 18/04, de segunda a sexta, das 08h às 18h.

Casa das Artes

08/03

19h - Dança Circular (grupo Ubuntu)

Serviço:

Dia da Mulher na Fundação Cultural do Pará

Data: 8 de março

Hora: Sede FCP (Centur) - a partir de 9h30 / Casa das Artes – 19h.

Local: Sede FCP (Centur) - Avenida Gentil Bittencourt, 650 / Casa das Artes - Praça Justo Chermont, 236

(DOL)

 





Comentários

Destaques no DOL