plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Desfile das escolas de Belém começa hoje

Começa hoje o desfile oficial das escolas de samba de Belém. O templo da folia, a Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, recebe neste primeiro dia nove agremiações do segundo grupo. A celebração de Momo continua amanhã, com os desfiles das escolas do gr

Começa hoje o desfile oficial das escolas de samba de Belém. O templo da folia, a Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, recebe neste primeiro dia nove agremiações do segundo grupo. A celebração de Momo continua amanhã, com os desfiles das escolas do grupo especial, o dia mais aguardado de todos, quando as escolas mais tradicionais desfilam sua pompa e estandartes na avenida do samba. O terceiro dia encerra a programação com a apresentação de 11 escolas do terceiro grupo, também chamado grupo de acesso. Ao todo, serão 29 escolas a desfilar nesses três dias.

Hoje e amanhã, as escolas pisam na avenida às 19h, enquanto que no último dia os desfiles serão mais cedo, às 18h30. Cada grupo possui um tempo determinado para se apresentar, sendo de uma hora para as escolas do primeiro grupo, e de 50 e 40 minutos para segundo e terceiro grupos, respectivamente.

Este ano, foram disponibilizados 2.450 lugares nas arquibancadas da Aldeia Amazônica para o acesso do público, que ocorrerá somente por meio da compra de ingressos para assistir ao desfile carnavalesco. Outra novidade é que foram selecionados 30 jurados através da aplicação de edital lançado pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). Também foram chamados outros dez jurados que deverão dar apoio ao corpo técnico.

(Foto: Ney Marcondes)

As escolas de samba são avaliadas de acordo com dez quesitos. São eles: alegoria; bateria; comissão de frente; enredo; evolução; fantasia; harmonia; mestre-sala e porta-bandeira; porta estandarte e samba enredo.

No dia 27 de fevereiro, está programada a apuração dos desfiles. A escola que figurar na última colocação cai do primeiro grupo para o segundo. Em contrapartida, sobe uma do segundo grupo para o primeiro, de acordo com informações do presidente da Fumbel, Fábio Atanásio. “Uma das grandes novidades deste ano é que o Carnaval volta a acontecer no espaço para o qual foi construído, na Aldeia Amazônica, que por questões de segurança precisou ser retirado de lá. Depois de melhorias, o espaço voltará a funcionar para o que foi criado”, afirma Atanásio.

Depois de anunciada a campeã do carnaval deste ano, ainda na Aldeia Amazônica, na sexta-feira seguinte a do desfile das escolas, será a vez dos blocos do primeiro e do segundo grupo desfilarem.

Durante o feriado de Carnaval, acrescenta Fabio, os foliões poderão conferir programações diversas pelos distritos de Belém. “Na sexta de março (2) terá o desfile de Icoaraci; no dia 3 de março, o desfile de Mosqueiro e no dia 5 de março, em Outeiro. Belém tem quatro concursos de carnaval, é de se orgulhar”, enfatiza.

(Foto: Daniel Pinto/Arquivo)

ORDEM DOS DESFILES

Sexta, 22: segundo grupo

1. Agremiação Carnavalesca Coração Jurunense
2. Associação Carnavalesca Império Jurunense
3. Grêmio Recreativo Os Colibris
4. Soc. Cult. Do Pará Escola de Samba Embaixadores Azulinos
5. Grêmio Recreativo Escola de Samba Habitat do Boto
6. Associação Carnavalesca Cacareco;
7.Associação Carnavalesca Mocidade Unida do Bengui
8. Associação Carnavalesca Mocidade Botafoguense
9. Associação Carnavalesca Alegria Alegria

Sábado, 23: grupo especial

1. Embaixada de Samba Império Pedreirense
2. Associação Carnavalesca A Grande Família
3. Grêmio Recreativo e Carnavalesco Deixa Falar
4. Associação Carnavalesca Bole-Bole.
5. Grêmio Recreativo Especial Beneficente Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná
6. Grêmio Recreativo Esportivo Social Piratas da Batucada
7. Associação Cultural Recreativa Carnavalesca Império de Samba Quem São Eles
8. Escola de Samba da Matinha
9. Associação Carnavalesca Xodó da Nega

Domingo, 24: grupo de acesso

1. Associação Carnavalesca Feras da Sacramenta
2. Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Pedreira
3. Grêmio Recreativo Escola de Samba Paixão Rubro Negra
4. Associação Carnavalesca Nova Mangueira
5. Escola de Samba Mocidade Olariense
6. Grêmio Recreativo Parangolé do Samba
7. Agremiação Carnavalesca Caprichosos da Cidade Nova
8. Associação Carnavalesca Rosa de Ouro
9. Grêmio Recreativo Escola de Samba Rosa da Terra Firme
10. Real Sociedade Cultural Portela
11. Grêmio Recreativo Escola Acadêmicos da Ilha

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias