plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Monumento da Cabanagem ganha nova iluminação e Secult inicia programação 'Belém Cabana'

Na semana de aniversário de 403 anos de Belém, o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) inicia nesta segunda-feira (07) a programação “Belém Cabana”, uma semana alusiva ao Movimento da Cabanagem (1835-1840). O gov

Na semana de aniversário de 403 anos de Belém, o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) inicia nesta segunda-feira (07) a programação “Belém Cabana”, uma semana alusiva ao Movimento da Cabanagem (1835-1840).

O governador Helder Barbalho fará a abertura da programação, nesta segunda-feira, dia 7, a partir das 17h30, prestando homenagem à memória dos Cabanos, com a inauguração de uma iluminação especial no Memorial da Cabanagem, no Entroncamento. A programação seguirá nos dias 11 e 12, com atrações em diversos espaços culturais da capital, sempre com entrada franca, e no dia 13, os museus funcionarão em horário especial, das 9h às 17h.

MEMORIAL

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial da Cabanagem foi inaugurado há exatos 34 anos, em 7 de janeiro de 1985, pelo então governador Jader Barbalho, marcando os 150 anos do movimento que ocorreu na Província do Grão-Pará. O Monumento abriga os restos mortais do Cônego Batista Campos e dos cabanos Félix Clemente Malcher, Francisco Pedro Vinagre e Eduardo Angelim. Segundo a concepção de Niemeyer, a rampa elevada em direção ao firmamento representa a grandiosidade da revolta popular, que chegou perto de atingir seus objetivos, e a "fratura" faz alusão à ruptura do processo revolucionário. Único projeto de Niemeyer no Pará, o memorial foi abandonado pelo poder público nos últimos anos, sendo alvo de depredação e vandalismo.

​Com a programação “Belém Cabana”, o Governo do Estado pretende reforçar a importância da valorização da memória e da história do Pará. Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura, observa que o Memorial da Cabanagem há muito anos deixou de fazer parte do cotidiano da cidade, como uma referencia arquitetônica importante de um dos períodos mais marcantes da história do Estado.

​“A Cabanagem foi um movimento que teve como característica a luta pela participação popular nas construções e decisões políticas. A programação marca a valorização do nosso patrimônio histórico e arquitetônico, dos nossos movimentos da cultura popular, além deste tempo novo que estamos inaugurando na Secult, com portas abertas, construção coletiva e fortalecimento dos instrumentos democráticos de gestão”, diz ela.

PROGRAME-SE!

​A programação cultural reúne música, artes cênicas e visuais, visita aos museus, arte de rua e cultura popular, com trabalhos artísticos inspirados na Cabanagem e outras atrações, nos espaços gerenciados pela Secult e também nas ruas da Cidade Velha, cenário da revolução cabana há 184 anos.

No dia 11, sexta-feira, a partir de 19h, no Mercado de São Braz, será realizado o Sarau da Cabanagem, com o Slam Dandaras do Norte. No mesmo dia, no Theatro da Paz, a partir de 19h30, haverá o relançamento do livro “Cabanagem Poemas” e do CD “Poemas da Cabanagem”, do professor Valdecir Palhares, seguido da apresentação do coro infanto-juvenil Vale Música, e finalizando com o espetáculo “Cabanos”, do Grupo Encenação.

​No dia 12, sábado, aniversário de Belém, a programação começa às 10h, no Teatro Gasômetro, com apresentação de cortejo afro, seguida de Cordão de Pássaro Colibri, Grupo Madalenas e In Bust teatro com bonecos. Também a partir de 10h, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), além da exposição “Saramago”, será exibido durante todo o dia, no salão transversal, o documentário “Cabanagem” (20’). O MHEP também realizará a “Imersão Cabana”, uma visita educativa ao acervo com materiais históricos sobre a Cabanagem. Às 16h, intervenção artística "Amordaça", de Lo Ojuara.

​A partir de 18h, em frente ao MHEP, o público poderá prestigiar vídeo mapping com os VJs Lobo e Luan, intervenção cênica com a atriz Ester Sá, cortejo com o Batalhão da Estrela até o Píer das Onze Janelas, culminando com Batuque Vozes de Fulô e Cobra Venenosa. Nos dias 12 e 13, Museu do Círio, Museu do Presépio, Museu de Arte Sacra e MHEP funcionarão em horário especial, de 9h às 17h.

A CABANAGEM

A Cabanagem foi movimento revolucionário e de resistência que ocorreu na província do Grão-Pará entre os anos de 1835 e 1840, quando os cabanos conseguiram se manter livres do Brasil, formando um "Estado independente", bem mais próximo à Portugal.

A "liberdade" dos paraenses, no entanto, não durou muito. Comandados pelo inglês Lord Almirante Grenfell, brasileiros destituíram a Junta que governava a província e aprisionou mais de 250 cabanos na embarcação "Brigue Palhaço", na Baía do Guajará. Os cabanos foram sufocados com cal e encerraram assim o movimento que manteria o Pará independente do restante do país.

(Com informações da Secult)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias