plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
_

Programa Vale Música abre inscrições para novos alunos

O Vale Música, um dos maiores programas de ensino musical no Pará, abre hoje as inscrições para novos alunos. Gratuitas, as vagas são disponibilizadas apenas para crianças entre sete e nove anos de idade e que sejam alunos da rede pública de ensino ou bol

O Vale Música, um dos maiores programas de ensino musical no Pará, abre hoje as inscrições para novos alunos. Gratuitas, as vagas são disponibilizadas apenas para crianças entre sete e nove anos de idade e que sejam alunos da rede pública de ensino ou bolsista de escolas particulares da Região Metropolitana de Belém, com inscrições até o dia 15, na sede da Fundação Amazônica de Música (FAM), realizadora do projeto, com patrocínio da Vale, por meio da Lei Rouanet. Não é necessário levar a criança no ato da inscrição, apenas os documentos dela, dos pais ou responsável legal. Posteriormente, as crianças passam por teste de coordenação motora, no qual será observada sua movimentação corporal e percepção musical. No entanto, não é necessário a criança já saber tocar um instrumento para efetuar a inscrição.

“O teste é realizado apenas para saber se ela está apta corporalmente e se manifesta interesse pela música”, destaca Izabel Boulhosa, coordenadora do Vale Música. As aulas iniciam em fevereiro e o primeiro passo para os novos alunos é participar do Coral Infantojuvenil Vale Música, seguido do Grupo de Flauta Doce Vale Música, quando iniciam as aulas de musicalização. “O Coral serve como uma alfabetização musical. As aulas de flauta doce, além de ensinarem a tocar o instrumento, dão as noções de teoria musical, ensinam as notas, as figuras musicais. Conforme a criança se desenvolve musicalmente, vamos encaminhando aos instrumentos de orquestra: sopro, percussão e cordas”, explica a coordenadora.

O Coral Infantojuvenil tem repertório eclético, variando do clássico ao popular e inclui músicas em espanhol, inglês, francês, japonês, latim, italiano e português. É regido pela professora Eliane Fonseca. O grupo tem se apresentado em grandes eventos em Belém, com destaque para as apresentações no Círio de Nazaré, na Cerimônia dos 100 anos da Imigração Japonesa e como convidados no Theatro da Paz.

As crianças e adolescentes do Coral Vale Música integram ainda o elenco da ópera infanto-juvenil “O Viajante das Lendas Amazônicas”, já apresentada no Theatro da Paz e no Ginásio Poliesportivo de Marabá, assim como no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), no Teatro Nacional de Brasília e no Municipal do Rio de Janeiro. Izabel destaca que a oportunidade dada aos alunos vai além do contato com novos estilos musicais e instrumentos. O programa é capaz de mudar a vida de toda a família do aluno. “Toda cultura que você agrega à vida de uma pessoa traz algo positivo. De maneira prática, tem trazido uma opção profissional.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias