plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
_

Designers dão dicas de como enfeitar os ambientes para a chegada do Natal

A árvore, a guirlanda, as luzes do pisca-pisca. Tudo o que lembra a magia de Natal pode ser visto nas decorações temáticas deste período. As peças que montam cenários deslumbrantes encantam o mundo todo. E com o passar dos anos, as tendências são recriada

A árvore, a guirlanda, as luzes do pisca-pisca. Tudo o que lembra a magia de Natal pode ser visto nas decorações temáticas deste período. As peças que montam cenários deslumbrantes encantam o mundo todo. E com o passar dos anos, as tendências são recriadas nas cores, tecidos e nos enfeites em geral. Além da tradicional combinação em verde, vermelho e dourado, neste ano, a tendência é apostar em cores como o roxo combinando com prata e o lilás com a cor de rosa. O rústico também dá o tom nessa temporada, aparecendo na composição de peças e de artigos natalinos, como os bichinhos ou até na emblemática Sagrada Família.

Do clássico ao contemporâneo, o que vale para acertar numa decoração de Natal perfeita é seguir um dos princípios básicos do design, em que o “menos é mais”. É observar o próprio espaço que se quer decorar e saber que tamanhos de peças podem ser utilizadas sem provocar uma desarmonia no ambiente, além de planejar a quantidade de arranjos que se pretende ter dentro do espaço.

A análise é da designer de interiores Cláudia Ramalho, que atua no ramo desde 2004 e está despontando quando o assunto é decoração de Natal. Em suas composições, ela diz que gosta de montar cenários belos, mas sem exageros. “Não é encher muito um ambiente, mas colocar peças que poderão agraciar a decoração. A ideia é harmonizar o espaço, inserindo sabiamente a decoração natalina naquilo que a pessoa já possui. A gente sempre tem de ter em mente que a casa já está montada e que ela já tem uma vida ali. Colocar mais um volume nesse espaço requer um cuidado que implica ter bom senso. Prefiro dar uma retirada dos objetos do lugar que será decorado e ter um ponto focal. Caso contrário, posso fazer um arranjo lindíssimo que vai chamar mais atenção do que o ambiente, e nisso, a beleza desse arranjo se perderia com uma poluição visual”, explica.

A especialista no assunto diz que o primeiro passo é tentar reaproveitar os itens natalinos que se tem em casa de anos anteriores. No Natal, existem muitas possibilidades e também muita moda. Muitas pessoas investem numa decoração com as cores que são tendência. Para este ano, as cores são exuberantes, como roxo e o lilás. “Agora no final do mês eu já fiz decorações com essas cores, prata e roxo, roxo e lilás. Quando comento com quem opta por decoração mais tradicional, as pessoas se espantam com a ideia desse cenário diferente, mas são combinações que, bem feitas, ficam diferentes e originais”, recomenda.Para os arrojados, Cláudia dá a dica: “Pode-se combinar árvores em tom cor de rosa, com o lilás e o roxo com a prata, que elas ficam bem interessantes”, aposta.

A sofisticação dos materiais naturais

Especialista em decorar ambientes comerciais e residenciais para o Natal, a designer Bruna Melo também tem o dom de transformar ambientes simples em cenários luxuosos e sofisticados para o período, um trabalho que vem fazendo há quatro anos. Na loja onde ela trabalha, os clientes têm procurado mais o estilo tradicional. Mas o que a surpreendeu foi o destaque que receberam os objetos natalinos que neste ano ganharam um tom mais rústico, com os bichinhos feitos em palha, a fita em juta e as pétalas da flor em cortiça. “O rústico veio bem forte neste ano. Ano passado tinha uma coisa ou outra, mas agora, é possível encontrar mais variedade com o estilo, tanto nas fitas quanto nos galhos, na flor, no Papai Noel, até nos personagens da Sagrada Família, um item bem tradicional de Natal, que apareceram nesse estilo rústico, em dourado fechado, combinando com palha nos detalhes da roupa”, detalha.

Tons pastéis que criam cenários nudes também aparecem na decoração de Natal. “Ainda temos os tons em vermelho, mas crus, que lembram o bordô”, comenta Cláudia Ramalho. “O rosa em tom mais queimado, o rosé e o vermelho mais fechado, o bordô, juntos podem fazer combinações bem bacanas”, complementa Bruna.

ORIGINALIDADE

Além do quesito cor, a originalidade é fundamental. Para isso, de acordo com Cláudia, ainda assim é possível recorrer a alguns símbolos tradicionais de Natal, como a imagem de Jesus Cristo, a vela e o pinhão. “É importante pensar no que se quer antes comprar as peças. Ao montar esse espaço, lembre-se: a luz é tudo. Então é preciso escolher um local apropriado para usar uma luz perfeita. O Natal é o nascimento de Cristo, então precisa reportar-se a ele. Natal não é só presente, mas colocar Jesus Cristo no centro, inclusive para produzir uma boa cena de decoração”, ensina Cláudia.

Bruna Melo acredita que a árvore e a guirlanda são itens do Natal tradicionais que não podem faltar numa decoração festiva. Ela indica outra possibilidade para somar a esses símbolos natalinos, que é o “festão”, aquela espécie de cordão, normalmente com cerca de 2,70m, e que é meio coringa da decoração natalina, podendo ser encontrado em versões metalizadas, de diferentes cores, em verde, como as folhas de pinheiros, e até imitando neve. “Dá para colocar ao redor do espelho, fazer um arco de porta com o festão e até em lustre eu já botei. Como não era um objeto pesado, pude fazer essa experiência que ficou linda na parte de cima do lustre” destaca Bruna.

O festão pode ainda ser distribuído em corrimões de escadas, para ornar o centro de mesas e outras mil e uma possibilidades.

NOVIDADE

Pernas de gnomo são a sensação neste ano, diz Bruna. “É uma proposta diferente para este Natal, que pode ir mais para o tradicional, vermelho com branco, mas pode combinar com dourado. A peça é introduzida na árvore e, ao fazer isso, como numa brincadeira, só ficam as pernas de fora do gnomo, como se ele tivesse entrado na árvore. O resultado fica bem legal”, reforça a designer.

O básico nesse tipo de decoração, para Bruna, seria combinar a luz, a fita e a flor, mas se a pessoa gosta de uma árvore mais lúdica, a dica da especialista é colocar bichinhos – ursos, veados, coelhos – todos no estilo rústico. “Neste ano, a gente tem colocado muitos galhos de folhagem, cobertinhos de neve. Antes eles eram mais usados em arranjos de vasos, em guirlandas, fitas, bichinhos, mas hoje em dia, eles vieram até no topo da árvore, podendo substituir a estrela, e os anjos”, ensina.

A pinha, que é uma peça artificial, na cor marrom, pode ser usada livremente nessa decoração mais básica, complementa Cláudia Ramalho. Normalmente quando ela utiliza esses frutos para um arranjo natalino, os coloca em cima da mesa, entre quatro e cinco peças. Neste ano, Cláudia Ramalho conta que tem muita pinha com uma pintinha branca na parte debaixo do fruto que dá um ar mais charmoso à decoração. “Acho que a pinha, a vela, a bola, isso tudo é Natal. Depois, a pessoa pode colocar frutas da época ou da estação junto para compor o centro de mesa”, recomenda.

PAPAI NOEL

Para introduzir o Papai Noel nesse ambiente, Bruna Melo diz que existem várias maneiras. “Ele pode ser fixado na árvore de Natal, se não for muito grande. Já as peças de tamanhos maiores podem, ser dispostas no chão, ou ainda abaixo do aparador. Outra possibilidade é colocá-lo no pé da árvore, o que também vai depender do tamanho do Papai Noel. Mesmo esses que usamos em pé, eles podem ser colocados ainda na árvore, não só no topo”, acrescenta.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias