plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Morre aos 83 anos, o escritor e dramaturgo paraense Nazareno Tourinho

O escritor e dramaturgo paraense Nazareno Bastos Tourinho faleceu por volta das 16h desta sexta-feira (19). Membro da Academia Paraense de Letras, ele sofreu um infarto agudo do miocárdio, após ter se sentido mal na casa de uma prima e levado às pressas a

O escritor e dramaturgo paraense Nazareno Bastos Tourinho faleceu por volta das 16h desta sexta-feira (19). Membro da Academia Paraense de Letras, ele sofreu um infarto agudo do miocárdio, após ter se sentido mal na casa de uma prima e levado às pressas até a UPA da Sacramenta, em Belém.

O corpo do paraense vai ser velado na Casa Espírita do Nazareno, na travessa Campos Salles, bairro da Campina, até as 15 horas deste sábado (20).

Nas redes sociais, familiares e amigos, prestaram homenagens a Nazareno, como o ator e jornalista Claudio Marinho. "Missão cumprida, amigo! Obrigado pela parceria. Fico com as boas lembranças que atravessam minha história de ator e diretor na Cia. Fé Cênica", escreveu.

O deputado federal Edmilson Rodrigues, amigo próximo do escritor também sentiu a perda, lembrando das obras de Nazareno. "Na certeza que sua voz libertária vai continuar ecoando. Homem do teatro, poeta, escritor e legítimo artista do povo, escreveu sobre a Cabanagem, um resgate indispensável para a nossa História. Os Cabanos e as Cabanas o recebem e o saúdam."

"Nos solidarizamos com a família de Nazareno Tourinho, com a comunidade artística paraense e com todos os seus admiradores e admiradoras. Acima de tudo, agradecemos pelo exemplo de vida doada as causas populares e pela capacidade de inspirar gerações de lutadores e lutadoras do Povo.", escreveu o grupo Levante Popular da Juventude - Pará, em uma nota de solidariedade em homenagem ao dramaturgo.

VIDA E OBRA

Nascido em Belém, Nazareno Tourinho ocupava a cadeira número 2 da APL desde 1969.

Ele é autor de peças como ‘Nó de Quatro Pernas’, ‘Severa Romana’ e ‘Fogo Cruel em Lua-de-Mel’.

Algumas de suas peças, como ‘Nó de Quatro Pernas’ e ‘Fogo Cruel em Lua-de-Mel’, foram encenadas no Rio de Janeiro e São Paulo por companhias profissionais, dirigidas por figuras famosas do teatro brasileiro e da televisão, como Cláudio Corrêa e Castro e Wolf Maia.

Ele também teve obras espírita publicadas. São dele, por exemplo, ‘Gotas de Espiritismo’ e ‘ A Ética Espírita sem Misticismo’. Na capital paraense, fundou a Casa Espírita de Allan Kardec.

Ainda jovem foi citado por Zora Seljan ao lado dos autores nacionais mais promissores, como Dias Gomes e Ariano Suassuna

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias