plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
_

Um dos maiores violoncelistas da atualidades faz show gratuito em Belém

Neste domingo (16), o Theatro da Paz receberá em seu palco o músico Antonio Meneses, considerado pela crítica mundial um dos maiores violoncelistas do mundo, que irá se apresentar junto com a Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), em um concerto em homenag

Neste domingo (16), o Theatro da Paz receberá em seu palco o músico Antonio Meneses, considerado pela crítica mundial um dos maiores violoncelistas do mundo, que irá se apresentar junto com a Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), em um concerto em homenagem ao músico e compositor brasileiro Edino Krieger, de 90 anos, que estará presente na plateia. O evento tem entrada gratuita e faz parte do Programa Vale Música, criado para promover a educação e difusão musical, com patrocínio da Vale, através da Lei Rouanet.

“São duas personalidades ilustres da música que estarão aqui e isso é de uma riqueza singular para nós, paraenses. Conversando com uma amiga, ela comentou sobre essa homenagem ao Edino lá em Belo Horizonte e foi então que pensei em fazer essa articulação aqui em Belém, também com a presença dele e de Antonio Meneses, com quem tenho proximidade. Para todos nós, ouvir Antonio Meneses e, ainda de graça, é algo único, imperdível”, avalia a presidente da Fundação Amazônica de Música e idealizadora do Vale Música, Glória Caputo, para quem essa apresentação representa um grande momento para a história da cultura paraense e para os jovens da OJVM.

As obras escolhidas para a noite são a abertura da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de G. Rossini, o “Concerto para Violoncelo e Orquestra”, de Edino Krieger, e “Concerto para Violoncelo e Orquestra em Si Menor, Op. 104”, de Antonin Dvorak. A regência será do maestro Miguel Campos Neto, titular da Orquestra Jovem, que diz estar muito feliz com a interação que fará no palco com o solista Antonio Meneses. “A julgar pela outra vez em que trabalhamos juntos, a interação será da forma mais positiva. Da última vez que esteve aqui, ele trabalhou muito bem comigo e com os jovens da orquestra, sempre com muita paciência e com tenacidade para alcançarmos nossos objetivos”, coloca.

Meneses apresenta-se regularmente com as mais importantes orquestras internacionais, como a London Symphony Orchestra, Amsterdam Royal Concertgebow, New York Philharmonic, L’Orchestre de la Suisse Romande, National Symphony Orchestra, Vienna Symphony Orchestra, Filarmônica de Moscou, Filarmônica de São Petersburgo, Filarmônica Tcheca, Filarmônica de Israel e NHK Symphony Orchestra.

Com um extenso currículo, o pernambucano é vencedor de duas das competições mais importantes do mundo: Concurso ARD de Munique (1977) e Concurso Tchaikovsky de Moscou (1982). Integrou, em 2011, como convidado de honra, a comissão julgadora do Concurso Tschaikovsky em Moscou, e em 2015 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sua participação como solista frente à OJVM neste domingo não é inédita. No ano de 2010, nos primeiros anos da orquestra, Meneses tocou um solo com os jovens instrumentistas. Mas no palco do Theatro da Paz, será a primeira vez que o violoncelista se apresentará.

TROCA

A presença de grandes músicos no Pará a partir de iniciativas como a do Programa Vale Música e da Fundação Amazônica de Música, tem vários impactos na nossa cultura, avalia o regente da OJVM, Miguel Campos Neto. “O público se deleita com a grande música feita por estes solistas, mas o lastro positivo que deixam vai além da noite do concerto. A presença deles serve como grande incentivo para a nossa juventude, que neles se espelham e após esse contato tendem a se esforçar mais ainda para atingir a excelência”, considera.

Outro ponto ainda, conforme o maestro pontua, é a divulgação do que é realizado aqui. “Quando recebemos um visitante ilustre e este observa o trabalho que é feito aqui, ele vira interlocutor dos nossos valores, vira testemunha das nossas qualidades. Ele irá retornar à sua rotina de viagens e por onde passar mencionará o que viu aqui, e por se tratar de um grande solista, sua opinião será ouvida e respeitada. Nós só temos a ganhar com uma visita desse quilate”, analisa.

Um dos grupos vinculados ao Programa Vale Música, a OJVM, desde a sua criação em 2010, já formou mais de 1,1 mil jovens músicos. Hoje tem em sua formação 70 alunos, com idades entre 12 e 23 anos, e tem em seu repertório peças e Um dos grupos vinculados ao Programa Vale Música, a OJVM, desde a sua criação em 2010, já formou mais de 1,1 mil jovens músicos. Hoje tem em sua formação 70 alunos, com idades entre 12 e 23 anos, e tem em seu repertório peças eruditas e populares, dando ênfase ao caráter didático musical.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias