plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Grupo Raiz do Cafezal recebe mestres para celebrar o dia do carimbó

O grupo Raiz de Cafezal mostrará diversos estilos de carimbó, em composições próprias e outros clássicos do ritmo. Hoje comemora-se o Dia do Carimbó, data em que Mestre Verequete completaria 102 anos se estivesse vivo. O ritmo recebeu o título de Patrimôn

O grupo Raiz de Cafezal mostrará diversos estilos de carimbó, em composições próprias e outros clássicos do ritmo. Hoje comemora-se o Dia do Carimbó, data em que Mestre Verequete completaria 102 anos se estivesse vivo. O ritmo recebeu o título de Patrimônio Cultural Brasileiro concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em reconhecimento ao ritmo contagiante que marca a narrativa de um povo e uma grande manifestação cultural do Pará. Para celebrar a grande data, haverá um show no Espaço Cultural Apoena, em Belém, hoje.

A atração principal da noite é o Grupo de Carimbó Raiz de Cafezal, com participações de Luizinho Lins, banjista, grande compositor e tocador de Icoaraci, do Mestre Cizico e ainda do mestre Rodrigo, o Pelezinho de Marapanim, filho do saudoso mestre Pelé, que foi grande compositor e tocador daquele município que é um dos berços do carimbó.O trabalho do Raiz de Cafezal, segundo o banjista Claudio Albuquerque, busca resgatar um estilo de carimbó tradicional.

“A emoção de tocar no dia do carimbó é de felicidade por vivenciar este novo momento em que o povo de Belém começa a valorizar essa cultura que é nata do Pará. Essa alegria vem da nossa vontade em salvaguardar um patrimônio, que é essa manifestação cultural o curimbó”, explica, citando o instrumento tradicional.

As composições que farão o público dançar são, em especial, as obras deixadas por mestre Pelé, interpretadas pelo próprio filho Rodrigo, conta Cláudio. “A letra diz assim: ‘mestre Pelé aqui não está/ eu vim cantar em seu lugar’, da canção ‘Saudade Mestre Pelé’, uma obra acredito que feita pelo Rodrigo em homenagem ao pai, e várias outras obras do mestre Pelé também serão interpretadas, como ‘Em Cima do meu Curral’”, adianta.

Outra canção que é muito significativa para o Dia de hoje é ‘Pescador Valente’, carro-chefe do trabalho do Grupo Raiz de Cafezal. “Essa obra foi feita com base numa história real, em que o pescador apaixonado é picado por uma cobra jararaca na Vila de Cafezal durante sua rotina de trabalho. Ela é de autoria de Reginaldo Moura de Mocajuba”, cita.A novidade aos fãs é que o show busca as músicas dos mestres antigos e faz uma espécie de passagem pelo tempo, chegando aos compositores mais contemporâneos.

Um destaque da programação é a parceria do Raiz de Cafezal com o mestre Rodrigo, do grupo de Carimbó Flor da Cidade, de Marapanim. “Essa parceria significa uma história muito antiga, é um marco no fim de uma rivalidade antiga entre Vila de Cafezal e Marapanim. Quando a gente junta representantes desses dois lugares, damos um exemplo aos antigos que nutriam essa rivalidade.

Hoje nós pensamos em respeitar as linguagens musicais e não há nada melhor do que unir os estilos diferentes de tocar curimbó”, avalia.Para dar um gostinho aos fãs sobre projeto novo na área, o banjista conta que o grupo está buscando fundos de investimento para lançar novos trabalhos, e no show entoará diversas canções do disco atual. “Pode trazer a família porque esse será um grande show”, adianta.

Show do grupo de Carimbó Raiz de Cafezal

Quando: Hoje, as 20 horas

Onde: Espaço cultural Apoena (Av. Duque de Caxias,450- Marco)

Quanto: R$10

Informações: (91)98213-6071 e 98158-0829

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias