plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Éder Oliveira expõe processo de produção de nova pintura

Da vontade de abrir um pouco dos bastidores da criação de sua obra para as pessoas interessadas, surgiu o “Em Processo”, novo projeto do artista Éder Oliveira, no qual o público pode interagir e conhecer mais sobre sua forma de pintar. “‘Em processo’ porq

Da vontade de abrir um pouco dos bastidores da criação de sua obra para as pessoas interessadas, surgiu o “Em Processo”, novo projeto do artista Éder Oliveira, no qual o público pode interagir e conhecer mais sobre sua forma de pintar. “‘Em processo’ porque está sendo construída na frente das pessoas e a ideia é que essa interação possa influenciar na construção e até no resultado final do trabalho”, explica Éder.

Até o dia 21 de agosto, de 16h às 18h, na Associação Fotoativa, o público pode acompanhar de perto o artista trabalhando na pintura de uma tela que mede aproximadamente 3,8m de altura por 6m de largura, a maior já pintada por ele. A inauguração da obra ocorrerá no dia 22 deste mês, às 19h. Mas antes, amanhã, também às 19h, ao lado de Marisa Mokarzel e Camila Fialho, será realizada uma roda de conversa sobre o trabalho do artista e a relação entre pintura e fotografia, para aqueles que queiram aprofundar as questões levantadas pelo projeto, já que a linha de trabalho de Éder agrega conceitos de retrato e identidade, tendo como objetivo principal focar o rosto amazônico.

“A única coisa que eu defini no projeto era que seria a continuidade do meu trabalho de retratos a partir de imagens públicas. Eu pego imagens que são publicadas em jornais e empresto o rosto para falar de pessoas comuns”, descreve.

O projeto foi aprovado no Prêmio Produção e Difusão Artística 2018, da Fundação Cultural do Pará, tem a parceria da Fotoativa e pretende trazer essa relação de troca com o espectador para a criação em ateliê, tentando diluir essas fronteiras, experimentar os efeitos dessa interação enquanto a tela está ainda em construção e perceber o quanto essa dinâmica pode influenciar no resultado a ser exposto.

“Nesse momento ela está no meio do processo, já tem um rosto quase terminado. Mas ainda vai ter outros elementos no fundo que ainda não foram feitos”, adianta o artista.

Natural de Timboteua, na região do salgado paraense, Éder é licenciado em Educação Artística - Artes Plásticas pela UFPA. É pintor por ofício desde de 2004 e possui trabalhos em acervos de instituições como o Centro de Artes Dos de Mayo - Madrid, Fundação Clóvis Salgado, Itaú Cultural, Kunsthalle Ligen - Alemanha, Museu de Arte de Belém e Museu de Arte do Rio.

Aproveite

Projeto “Em Processo”, de Éder Oliveira Ateliê aberto ao público: até o dia 21, de segunda a sexta, 16h às 18h

Roda de conversa: Quinta-feira, 16, às 19hInauguração da obra: Dia 22, às 19hOnde: Associação Fotoativa (Largo das Mercês, 19 - Campina, Belém, Pará)

Informações: (91) 3225-2754

(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias