plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
_

Laíze Damasceno cria método que humaniza relacionamentos no universo corporativo

Tocar o coração das pessoas e criar uma relação mais humana entre clientes e empresas é a missão do Marketing de Gentileza, método que contém cinco passos e que permite ao mundo corporativo humanizar relacionamentos, criando e fortalecendo laços eficazes

Tocar o coração das pessoas e criar uma relação mais humana entre clientes e empresas é a missão do Marketing de Gentileza, método que contém cinco passos e que permite ao mundo corporativo humanizar relacionamentos, criando e fortalecendo laços eficazes entre as pessoas. E no mundo moderno, isso se tornou essencial. As novas tecnologias deram oportunidade ao cidadão comum de encurtar distâncias físicas, mas, por outro lado, as relações passaram a ser intermediadas pelas telas de computadores, tablets, smartphones tornando as experiências pessoais fragmentadas e o diálogo muitas vezes mais frio.

Em consequência, empresas do mundo todo tiveram de se reinventar para não perder clientes. E dentro desse contexto é que a jornalista Laíze Damasceno, especialista em Comunicação Corporativa, criou o método do Marketing de Gentileza, composto por conceitos como Atenção, Empatia, Humanização, Gentileza e, por último, Confiança. A ideia, segundo Laíze, é unir duas coisas que talvez não fossem conectadas: o marketing e a gentileza. Para isso, ela conta que precisa explicar bem o que significa o termo gentileza.

“Essa é uma característica humana, logo, todos somos capazes de desenvolvê-la nas nossas relações sociais. Não significa, portanto, que alguém gentil não vai sentir raiva, não é isso, mas essa pessoa terá um controle maior sobre suas emoções e essa ferramenta, no ambiente empresarial, bem usada, pode levar a um encantamento pela marca, pelo conteúdo, produto ou serviço oferecido”, explica Laíze, que esteve em Belém explicando sua teoria a jornalistas e empresários, a convite da Federação das Indústrias do Estado do Pará - Fiepa, na última quinta-feira, 9.

Antes, a especialista lembra que as pessoas relacionavam o marketing apenas a vendas, na maiora das vezes como sinônimo de enganar o público com objetivo único de vendas e mais vendas, mas hoje compreende-se marketing como sinônimo de relações humana. “Com as relações cada vez mais virtuais, parece que se tornou óbvio ou redundante dizer isto, mas é preciso humanizar as relações humanas”, considera Laíze, que também atua como Diretora da Angorá Comunicação, na qual é gestora de projetos de comunicação e marketing.

Ter propósito faz toda a diferença

Plateia lotou o auditório Albano Franco, da Fiepa, para ouvir os conceitos de Laize Damasceno na última quinta-feira, 9 (Foto: Wagner Santana)

Laíze Damasceno trabalha desde 2007 com Comunicação Corporativa e, antes da publicação de seu livro “Marketing de Gentileza: Manual da gentileza virtual para tocar o coração dos seus clientes”, em 2015, ela já prestava consultoria para empresas neste segmento. “Comecei a pensar numa forma de contribuir para que os negócios fossem mais humanizados, porque antes de ser um consumidor, o cliente é uma pessoa. Meu objetivo, então, com o livro é de construir relações mais sólidas e profundas na internet, entre marcas e consumidores. Na obra, também compartilho minha visão sobre marketing e minhas experiências com a Gentileza Estratégica no ambiente virtual”, diz.

Ao ser contratada para trabalhar com o método, ela diz que as empresas geralmente estão sentindo necessidade para despertar esse conceito. “Sempre percebo uma necessidade principalmente em fidelizar mais os clientes, comunicar os valores da gentileza e, ao aplicar os cinco passos do método, ajudo a empresa a uma descoberta sobre seu próprio negócio”, detalha. Mas para dar certo é preciso que a empresa queira fazer a diferença no mundo organizacional. “É um movimento de dentro para fora, para mostrar o que é a empresa, o que os integrantes dela esperam do meu trabalho. Então são aquelas que querem fazer a diferença no mundo empresarial, e ainda em fazer um negócio com propósito, de tocar o coração das pessoas e de imprimir valores humanos”, revela.

CINCO PASSOS

O primeiro grande passo para iniciar essa nova experiência é a atenção, em que se revelam o propósito, valores e a missão da empresa. É a fase da descoberta, de se olhar para dentro da instituição.

No passo seguinte, a empresa busca a empatia do seu público consumidor. Nessa fase, é momento de se direcionar para esse público e perceber quem são esses clientes e, assim, oferecer produtos mais assertivos.

A humanização é o terceiro passo. É quando são abordadas estratégias de marketing, de Branding (derivado de brand, que significa “marca”, em inglês) e que, conforme a especialista, consiste no conjunto de atividades que se destinam exclusivamente a gestão de uma marca. “Isso irá impactar diretamente na concepção sobre o que é a empresa”, acrescenta. É nessa fase ainda que a empresa, após se descobrir e conhecer seu público, poderá desenvolver uma comunicação mais hábil para atrair mais consumidores.

A partir desse ponto, começa o processo mais visível de gentileza, onde o conceito será trabalhado na prática. Na gestão da gentileza, o marketing de conteúdo ganha forma, é a fase de “como isso será oferecido ao cliente”.

A confiança será a última etapa do método, em que a empresa aprenderá a ter atitudes que gerem credibilidade entre seu público. Para isso, deve ser a primeira a iniciar atitudes gentis e humanas, já que gentileza é um processo de reciprocidade, avalia Laíze.

“Gentileza gera gentileza. Toda empresa tem um objetivo de conquistar a confiança do consumidor, mas é preciso dar o primeiro passo”, completa. Nessa fase, ela destaca a importância de que a empresa possua um profissional vinculado ao marketing para fazer a mediação entre empresa e público consumidor. “Porque a gente tem, por exemplo, indicadores na internet que as empresas utilizam nas páginas corporativas, mas elas nem sempre conseguirão mensurar o quanto que essa empresa está tendo um feedback positivo. Apenas o profissional irá responder a perguntas dos clientes numa página na internet, por exemplo. Com isso, poderá gerar uma relação mais próxima, mas humana entre cliente e empresa”, ensina Laíze Damasceno.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias