plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Lia Sophia é indicada a maior prêmio da música nacional por álbum com ritmos amazônicos

Aos 40 anos, a cantora Lia Sophia pode dizer que vive um dos momentos mais marcantes da carreira: ela é uma das três concorrentes ao troféu de Melhor Cantora, na categoria Regional, da 29ª edição do Prêmio da Música Brasileira, considerado a maior prem

Aos 40 anos, a cantora Lia Sophia pode dizer que vive um dos momentos mais marcantes da carreira: ela é uma das três concorrentes ao troféu de Melhor Cantora, na categoria Regional, da 29ª edição do Prêmio da Música Brasileira, considerado a maior premiação musical nacional.

Lia Sophia foi indicada pelo álbum “Não Me Provoca”, o quinto da carreira da cantora nascida na Caiena, mas que cresceu entre Macapá e Belém, lançado em novembro de 2017. Ela concorre com Andrezza Formiga, com um trabalho voltado para a música do Nordeste, e com a cantora Mônica Salmaso, em um álbum que explora a música caipira do Centro-Oeste.

“Sou só felicidade. Esse é o maior prêmio da música nacional. Para mim é incrível estar sendo indiciada como melhor cantora, porque carrego não só a minha música. Levo comigo os ritmos da minha terra, as minhas raízes, composições de parceiros. Vou [à premiação] representando a Amazônia, a música do Norte. É essa bandeira que tanto me alegro de carregar”, afirma Lia Sophia, em entrevista ao portal Diário Online.

A cantora - que tem uma carreira de aproximadamente 17 anos - acredita que a categoria à qual foi indicada (Regional) tem uma grande importância por valorizar e reconhecer “o que está sendo produzido fora dos grandes eixos”. “Essa indicação para mim já é um grande prêmio”, completa Lia.

Para a artista, o disco “reverbera” a linguagem amazônica e mostra à cena nacional não só o trabalho de Lia, mas de diversos músicos e compositores da Amazônia.

“Nossa proposta é de levar o sotaque amazônico para o Brasil. O disco está reverberando a minha linguagem, o lugar de onde venho. Nossa vontade é mostrar muita mais a riqueza e a pluralidade da Amazônia para o Brasil”, diz a cantora.

“Esse prêmio traz uma luz para essa cultura, traz luz sobre outros artistas, outros trabalhos. permite que as pessoas acabem descobrindo um monte de gente incrível que está fazendo trabalhos na região”, conclui Lia Sophia.

Não Me Provoca

O álbum que rendeu a indicação ao prêmio nacional é o que “mais aborda a temática feminina da discografia da artista”, segundo texto de divulgação do trabalho, em que, de 11 canções, 10 são composições de mulheres e 8 têm a assinatura de Lia Sophia.

As músicas do álbum falam de temas como a liberdade e o prazer feminino e investem em ritmos como carimbó merengado, merengue, guitarrada e lambadas.

O disco teve a produção musical do compositor, músico e produtor carioca Pedro Luís, que divide a direção artística com Lia Sophia e Taísa Fernandes

O álbum ainda teve uma participação especial dos artistas Ney Matogrosso e Paulinho Moska.

“Não Me Provoca” traz ainda uma versão de Lia Sophia para a música “Tuyo”, de Rodrigo Amarantes, abertura da série Narcos, e teve a música “Incendeia” como parte da trilha da novela “A Força do Querer”.

Carreira

Lia Sophia nasceu na Guiana Francesa, mas foi no Pará onde ela começou a carreira de cantora e compositora.

Ela tem cinco álbuns lançados: “Livre” (2005), “Castelo de Luz” (2009), “Amor Amor” (2010), o auto-intitulado “Lia Sophia” (2014) e “Não Me Provoca” (2017).

Grande prêmio da música nacional

A 29ª edição do Prêmio da Música Brasileira homenageia o artista Luiz Melodia. O anúncio dos vencedores e a entrega das premiações será no próximo dia 15 de agosto em cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias