plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Uma Noite na Estação: Do popular ao erudito

Eu Só Quero um Xodó”, “Xote das Meninas”, “Olha pro Céu”, “Ao Pôr do Sol, “Dançando Calypso”, “Não Deixe o Samba Morrer” e “No Meio do Pitiú” são algumas músicas do repertório que o Coral Infanto-Juvenil e a Banda Sinfônica Vale Música vão apresentar aman

Eu Só Quero um Xodó”, “Xote das Meninas”, “Olha pro Céu”, “Ao Pôr do Sol, “Dançando Calypso”, “Não Deixe o Samba Morrer” e “No Meio do Pitiú” são algumas músicas do repertório que o Coral Infanto-Juvenil e a Banda Sinfônica Vale Música vão apresentar amanhã, 30. Será a partir das 18h durante o concerto “Uma Noite na Estação”, que será apresentado no anfiteatro São Pedro Nolasco da Estação das Docas. A entrada é franca.

A apresentação faz parte do projeto “Vale Música In Concert”, promovido pelo Grupo RBA com apoio da Vale. “Está animado e emocionante. A plateia vai ganhar sorrisos e brilho nos olhos porque a galerinha está pronta para tocar o coração”, disse Eliana Fonseca, regente do coral, sobre o apresentação. “O repertório foi escolhido dentro de uma identidade popular, onde todos possam cantar e dançar”, completou.

Músicas tradicionais juninas e paraenses estão no repertório, como “Sabiá” (Dominguinhos), “Assum Preto” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), “Cantiga de Penas” (Salomão Habib), “Bicho de Pé” (Dayse Puget), “Swing dos Pássaros” (Daniel Taubikin, “País Tropical” (Jorge Ben) e “Pout Pourri de Carimbó” (Pinduca).

O concerto terá também a participação do cantor paraense Pedro Sousa, 13 anos, integrante do programa Vale Música e destaque recentemente no reality musical “The Voice Kids”, da Rede Globo. Uma das músicas que ele irá interpretar será “Uirapuru”, de Waldemar Henrique, com acompanhamento do pianista Ediel Souza.
Já a Banda Sinfônica Vale Música, sob regência de Benedito Jr., trará seleções de forró e carimbó, incluindo versão do maior sucesso de Dona Onete, “No Meio do Pitiú” e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.

O Coral Infanto-Juvenil Vale Música será regido por Eliana Fonseca (Foto: Wagner Santana)

VALORIZAÇÃO

O projeto “Vale Música In Concert” é mais um passo para a valorização da cultura e do talento regional, que será comprovado não só pelos presentes no evento, mas também pela população de um modo geral, pois o concerto será gravado e exibido para todo o Pará pela RBATV, em breve.

“Precisamos valorizar a cultura da nossa terra. O trabalho dos músicos da FAM (Fundação Amazônica de Música) e do Projeto Vale Música é uma referência de qualidade e merece todo o nosso destaque por ser música de alto nível”, falou Camilo Centeno, diretor-geral do Grupo RBA.

VALE MÚSICA

O projeto Vale Música é promovido pela Fundação Amazônica de Música desde 2004, em conjunto com a Fundação Vale. Completamente gratuito, o Vale Música atende mais de 250 crianças e jovens da rede pública de ensino da Grande Belém com idades entre 7 e 23 anos e tem como objetivo o ensino da música, dando-lhes a oportunidade de acesso à cultura musical e à futura profissionalização.

Atualmente os alunos do projeto formam diversos conjuntos musicais, entre eles o Coral Infanto-Juvenil, o Conjunto de Flauta Doce; o Grupo Gito de Percussão, a Banda Sinfônica, o Grupo de Percussão de Câmera, a Orquestra de Violinos, além da Orquestra Jovem Vale Música.


(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias