plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
_

Livro destaca originalidade e tradição dos pássaros juninos no Pará

Drama. Traição. Vingança. E muito riso também, tudo encenado com muito canto e dança. Estamos falando dos Pássaros Juninos, teatro popular tipicamente paraense que ganha, nesta terça, registro no livro “Pássaros”, que reúne diferentes perspectivas de pesq

Drama. Traição. Vingança. E muito riso também, tudo encenado com muito canto e dança. Estamos falando dos Pássaros Juninos, teatro popular tipicamente paraense que ganha, nesta terça, registro no livro “Pássaros”, que reúne diferentes perspectivas de pesquisa e análise do tema, em textos e imagens. A publicação do Serviço Social do Comércio (Sesc) será lançada às 18h no Centro Cultural Sesc Boulevard, com entrada franca.

A dramaturgia, a musicalidade, o figurino, a comicidade, o lugar simbólico do pássaro e as visualidades estão entre os aspectos abordados no livro, além de uma entrevista com uma guardiã de pássaro.

“Com suas peças carregadas de comicidade, romance e fantasia, os Pássaros Juninos são uma latente alegoria do potencial inventivo e criativo da cultura popular. A importância desta publicação é de se constituir em uma ferramenta de difusão desse teatro popular tão rico artisticamente, mas ao mesmo tempo ainda desconhecido por muitos”, diz Natália Lucena, gerente do Centro Cultural Sesc Boulevard.

O livro traz depoimentos e imagens dos atores Olinda Charone e Marton Maués, da musicóloga Rosa Maria Mota da Silva e do escritor João de Jesus Paes Loureiro, doutor em Sociologia da Cultura e mestre em Teoria Literária e Semiologia, ambos pesquisadores sobre o universo dos pássaros juninos. Também da atriz, autora teatral e pesquisadora em artes dramáticas Margaret Refkalefsky, das guardiãs de pássaro Iracema Oliveira e Laurene Ataíde, e dos fotógrafos Miguel Chikaoka, Guy Veloso e Elza Lima.

A edição do livro é limitada, mas será distribuida gratuitamente aos participantes no dia do lançamento. Quem tiver interesse na obra, pode fazer download gratuito no site do Sesc Pará.

“Desejamos que os leitores façam bom uso e aproveitem para não somente aprender sobre essa manifestação artística popular, mas também que possam valorizá-la e contribuam com sua difusão”, diz Natália Lucena.

O livro chega num momento importante para a comunidade que trabalha e vive essa manifestação cultural. Em passagem por Belém na última semana, o ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão afirmou que deve ser divulgada em breve a análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- Iphan sobre o pedido de reconhecimento do Pássaro Junino como bem imaterial.

O lançamento contará com mesas redondas abordando relevância e potências da manifestação, com mediação do ator, palhaço e pesquisador Rodolpho Sanchez e participação de João de Jesus Paes Loureiro, e Iracema Oliveira, que além de além de guardiã do Pássaro Tucano, é atriz, coordenadora da Pastorinhas Filhas de Sion e do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará. Tudo será acessível para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Em seguida, os presentes poderão acompanhar a apresentação do Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro, com a peça “Os Poderes de uma Feiticeira”, de autoria de Teonila da Costa Ataíde (in memorian), com letra e música dela e da filha Laurene da Costa Ataíde, que também assina a adaptação do texto.

(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias