plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
_

Evento Pint of Science transforma ciência em 'conversa de boteco' em Belém

O Pint of Science cresceu e Belém não poderia ficar de fora do festival, um dos maiores eventos de divulgação científica no mundo. A cidade participa da iniciativa pela primeira vez. Nos dias 14, 15 e 16 de maio, Lets’s bike café e Ná Figueredo sediarão

O Pint of Science cresceu e Belém não poderia ficar de fora do festival, um dos maiores eventos de divulgação científica no mundo. A cidade participa da iniciativa pela primeira vez.

Nos dias 14, 15 e 16 de maio, Lets’s bike café e Ná Figueredo sediarão bate-papos com cientistas sobre temas como Imunologia das Vacinas, Inteligencia a artificial, Dinâmica estuarina dos rios entre outros temas. A proposta é esclarecer dúvidas, apresentar pesquisas recentes nessas e em outras áreas do conhecimento e mostrar a beleza da ciência.

Será uma oportunidade dos Belenenses terem conversas descontraídas com os cientistas e entenderem melhor a dinâmica por trás das pesquisas, atrativos que fizeram sucesso nas primeiras edições do evento na cidade e que devem levar mais de X pessoas aos bares.

“Este será um grande evento para a comunidade científica de Belém poder divulgar seu trabalho para o público em geral, sejam leigos ou mesmo pesquisadores. Um evento de escala global, como o Pint of Science, nos propicia uma escala de divulgação como poucas vezes temos” diz Fábio dos Santos Ferreira, coordenador do evento no município.

Programação

Ao todo, serão promovidas 8 apresentações distribuídas entre os 2 bares. No primeiro dia, haverá bate-papos sobre Processo de aprendizagem por primatas, pesquisa encabeçada pelo professor Olavo Galvão (UFPA) e Sobre a importância da maré para navegação dos rios da amazônia, pelo pesquisador Aderson Gregório (UFPA). No dia 15, o destaque ficará por conta da discussão sobre os princípios da Inteligencia artificial, apresentada pelo professor Fabio Ferreira (CESUPA) e sobre os aspectos da formação da paisagem natural de Belém apresentada pelo professor Roberto Vizeu. Para encerrar, haverá o debate sobre a situação da cidade de Belém sobre a divulgação científica.

“Tivemos a preocupação em produzir um festival que contemple os mais diversos ramos do conhecimento científico e que converse com temas atuais que são de respaldo da ciência, além de se comunicarem com a realidade local”, comenta Alberto Akel, do comitê organizador local

A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.

De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea.

No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias