plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Museu Emílio Goeldi inaugura espaço que terá café, livraria, loja e palco aberto

Os visitantes do Museu Paraense Emílio Goeldi ganham, neste domingo, 29, um novo espaço, dedicado a atividades culturais. Convergindo café, livraria e loja em um agradável deck de madeira, sua inauguração terá a apresentação dos atores e músicos Ester Sá

Os visitantes do Museu Paraense Emílio Goeldi ganham, neste domingo, 29, um novo espaço, dedicado a atividades culturais. Convergindo café, livraria e loja em um agradável deck de madeira, sua inauguração terá a apresentação dos atores e músicos Ester Sá e Renato Torres, às 10h, com “Tambor de Dentro”, espetáculo cênico-musical com histórias para crianças. O objetivo é que o espaço passe a receber regularmente eventos ao ar livre, de educação, cultura e lazer, como shows, lançamentos, recitais, contação de histórias e saraus.

Chamado de “Espaço Museu Goeldi”, o ambiente será administrado pela Samaúma Artesanato da Amazônia, com produtos artesanais, estamparias, joias e publicações; e a MeGusta Creamery Sorveteria & Café, em parceria com o ProGoeldi, programa do Instituto Peabiru criado para que a sociedade civil possa apoiar a revitalização do Parque Zoobotânico. “Existe uma relação afetiva da cidade com o Museu e ficamos preocupados vendo ele cada vez mais carente por recursos, passando por cortes constantes”, comenta Oswaldo Braglia, presidente do Programa ProGoeldi.

Entre as muitas parcerias mediadas pelo ProGoeldi está a finalização do Aquário, com apoio da Celpa, e a pintura do Museu, que contou com a Tintas Coral. No caso no novo espaço não foi diferente, entrando em cena a parceria da marcenaria dos detentos da Susipe, na construção do deck e de uma casinha para abrigar o Café acomodados perto do lago dos tambaquis. Para a programação, o apoio veio do Banco da Amazônia, que já prevê quatro eventos quinzenais. “Queremos transformar esse em um novo espaço cultural da cidade. E conforme o interesse dos artistas e colaboradores, tornar os eventos semanais”, comenta Oswaldo Baglia.

O local, construído em 1902, e que já abrigou o Laboratório Fotográfico do Museu onde trabalhou o fotógrafo, desenhista e litógrafo Ernst Lohse, terá seu funcionamento normal no mesmo horário do Paque Zoobotânico: das 9h às 17h, de quarta a domingo. A organização do evento conta que já houve grande procura de artistas e também de escolas que desejam realizar atividades no local.

“Assim percebemos a carência que as pessoas têm de espaços como esse e também a relação de afeto que existe com o museu. Temos aqui uma instituição reconhecida internacionalmente, mas que precisa do apoio das pessoas aqui”, afirma.

Quem marcar presença já na inauguração deste domingo terá a oportunidade de conhecer o projeto “Tambor de Dentro”, que articula música, poesia e histórias para tratar de assuntos da infância. Entre elas, “Todo Menino É Poeta”, “Experimentar”, “Caminhãozinho” e “Menininha”, parcerias de Ester Sá e Renato Torres. Na livraria, estarão à venda obras de pesquisadores do Museu e de outras instituições, na linha de pesquisa, educação, botânica e zoologia. O convite é aberto a todas as idades.

Conheça

Inauguração do “Espaço Museu Goeldi”
Quando: Domingo, 29, às 10h
Onde: Parque Zoobotânico Museu Emílio Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376 - São Brás)

Museu da UFPA também estreia espaço para sarau

A Associação dos Amigos do Museu da UFPA também está com projeto novo na instituição, o “Sarau no Museu”. A ideia é levar os visitantes para um recital em clima de happy hour. A estreia ocorre hoje, às 18h30, com a apresentação do grupo Enchendo Sax, da Escola de Música da UFPA, e uma feirinha gastronômica comandada pelo Point da Tapioca. O evento é gratuito, mas, graças a uma parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel, parte do que for arrecadado com a venda de comidas será destinado aos projetos promovidos pelos Amigos do Museu.

O organizador do evento e presidente da associação, professor Álvaro do Espírito Santo, explica que o evento mensal é fundamental também para divulgar o Museu. “Apesar de ficar no centro e ter um prédio belíssimo, ele ainda é um museu pouco conhecido. Fazer o evento em suas dependências, um palacete de 1908, aproxima ele das pessoas, mostra que ali existe muito o que se ver. A realização de saraus, como o que vamos fazer, é principalmente um estímulo ao público jovem”, afirma.
O concerto trará em seu repertório tanto a música popular quanto erudita, em composições como “Carinhoso” (Pixinguinha) e “Libertango” (Ástor Piazzolla).

Participam do Enchendo o Sax os professores Thiago Levy, Raíza Rocha, Marcos Ribeiro e Jorge Freitas, com coordenação de Marcos Puff. O Museu, destaca Marcos Puff, “é um espaço com perfil que abre as portas para os concertos de música de câmara na cidade. Por si só, um patrimônio histórico, que ambienta bem qualquer cena musical e teatral”.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias