Entretenimento / Cultura

FOTOGRAFIA

Prêmio Diário divulga 26 selecionados para compor 9ª edição

Quinta-Feira, 12/04/2018, 10:14:22 - Atualizado em 12/04/2018, 11:16:10 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Prêmio Diário divulga 26 selecionados para compor 9ª edição (Foto: Irene Almeida)
(Foto: Irene Almeida)

Trezentos dossiês de todas as regiões do país foram enviados, e 26 nomes foram selecionados para a compor a exposição do 9º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. E dentre eles, três ganharam os prêmios no valor de R$ 10 mil cada, dois deles concedidos na forma de bolsa para residência artística nas cidades de São Paulo e de Belém: Edu Marin Kessedjian (SP), Prêmio Diário Contemporâneo; Ionaldo Rodrigues (PA), Prêmio Residência Artística São Paulo; e Ricardo Ribeiro (SP), Prêmio Residência Artística Belém.

O alto nível dos trabalhos inscritos fez com que a comissão optasse por aumentar o número de contemplados. Inicialmente o edital previa a escolha de até 20 trabalhos, já contando com os três premiados. Após avaliação intensa das obras inscritas, a comissão de seleção e premiação desta edição - composta pela curadora e pesquisadora paulista Rosely Nakagawa, e pelas paraenses Walda Marques, fotógrafa, e Flavya Mutran, artista visual e professora - definiu em 26 os trabalhos integrarão a mostra. 

Trezentos inscritos passaram pelo crivo da comissão de seleção deste ano. (Foto: Irene Almeida)

Além de Edu Marin Kessedjian, Ionaldo Rodrigues e Ricardo Ribeiro, compõem a mostra Ana Lira (PE), André Penteado (SP), Camila Falcão (SP), Élcio Miazaki (SP), Emídio Contente (PA), Fernando Schmitt (RS), Fernando de Tacca (SP), Gabriela Lima (RJ), Ivan Padovani (SP), João Castilho (MG), João Paulo Racy (RJ), José Diniz (RJ), Marcelo Kalif (PA), Marcílio Caldas Costa (PA), Marco A. F. (RS), Maurício Igor (PA), Natasha Ganme (SP), Paulo Baraldi (SP), Pedro Clash (SP), Roberto Setton (SP), Sérgio Carvalho (PI), Thiéle Elissa (RS) e Tiago Coelho (RS). 

O início dos trabalhos de seleção foi marcado por uma conversa com o curador do projeto, Mariano Klautau Filho, que abordou a trajetória do Prêmio e destrinchou a temática escolhida para 2018, “Realidades da Imagem, Histórias da Representação”. Cada ano este processo de seleção é particular, único. A proposição temática entra em contato com o artista e o trabalho deste entra em contato com o olhar da comissão. “Devemos pensar as relações que a arte tem com a sociedade, com a realidade, com o contexto social”, observa Flavya.

Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto nacional, que em seus anos de atuação contribuiu para a consolidação do Pará como lugar de reflexão e criação em artes, além de proporcionar o diálogo entre a produção local e nacional. É uma realização do jornal DIÁRIO DO PARÁ com apoio da Vale, apoio institucional do Museu do Estado do Pará – MEP, do Sistema Integrado de Museus/Secult-PA e do Museu da UFPA.

(Diário do Pará)





Comentários

Destaques no DOL