Entretenimento / Cultura

EDIÇÃO ELETRÔNICA

OSTP realiza concerto especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Quarta-Feira, 07/03/2018, 20:18:20 - Atualizado em 07/03/2018, 20:28:03 Ver comentário(s) A- A+

OSTP realiza concerto especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Na data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) realiza concerto especial com a regência da maestrina Mariana Menezes (MG), além das solistas Adriana Azulay (piano), Diana Todorova (harpa), e Ludhiana Vigário (contrabaixo).

O evento, que abre a temporada 2018, será na próxima quinta-feira (8), às 20h, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados a partir de 9h de quinta, na bilheteria do Theatro da Paz e no site www.ticketfacil.com.br (retirada limitada a dois ingressos por pessoa, com taxa de conveniência do site a R$ 2 por ingresso).


A maestrina mineira Mariana Menezes irá reger a orquestra (Divulgação)

O destaque da participação feminina no concerto simboliza a conquista de espaços nesta área. “Felizmente, estamos em um momento da história em que esse quadro está se revertendo, mas, se formos analisar a fundo, é algo ainda muito recente. Apenas no século passado é que grandes orquestras em todo o mundo começaram a empregar mulheres. Hoje, isso já não é uma questão ou um desafio. Inclusive, muitas orquestras brasileiras possuem mais mulheres do que homens em seus quadros. Para regentes isso é ainda mais recente”, comenta a maestrina convidada Mariana Menezes.

No repertório, além da OSTP prestigiar uma compositora paraense, também vai executar obras de Bach (Concerto em Fá menor para piano e orquestra), Bottesini (Elegia em Ré maior para contrabaixo e cordas), Händel (Concerto para harpa e orquestra) e Brahms (Sinfonia n.4 em Mi menor), com as solistas convidadas para a noite.

"Para mim é uma honra ser convidada pra solar esse concerto de Bach com a OSTP, e principalmente ser regida por uma mulher. Será a primeira vez. Isso demonstra que cada vez mais mulheres ocupam importantes papéis na sociedade não só por serem mulheres, mas por mostrarem qualidade e refinamento no que se propõe. É um concerto não muito executado por pianistas, composto de três movimentos que dão um total de aproximadamente 12 minutos (o concerto todo). O segundo movimento é uma joia, com solo do piano acompanhado dos pizzicatos das cordas. Uma verdadeira homenagem às mulheres que são joias na terra”, comenta Adriana Azulay.

PROGRAMA:

J. S. BACH (1685-1750) - Concerto em Fá menor para piano e orquestraSolista: Adriana Azulay (piano)

G. BOTTESINI (1821-1889) - Elegia em Ré maior para contrabaixo e cordasSolista: Ludhiana Vigário (contrabaixo)

G. F. HÄNDEL (1685-1759) - Concerto para harpa e orquestra
Solista: Diana Todorova (harpa)

CIBELLE J. DONZA (1985) - Pasárgada em Noites e Luzes (muitas luzes)

J. BRAHMS (1833-1897) - Sinfonia n.4 em Mi menor

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz

Data: 08/03/2017

Horário: 20h         (com  intervalo)

Local: Theatro da Paz

(DOL)



Conteúdo Relacionado:





Comentários