plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
_

Mais de 100 cursos disponíveis nas Oficinas Curro Velho

O primeiro módulo do ano das Oficinas Curro Velho, da Fundação Cultural do Pará (FCP), começou nesta segunda-feira (19), nas unidades do Curro Velho e Casa da Linguagem. São mais de 100 cursos ofertados nas linguagens visuais, verbal, musical, cênica e en

O primeiro módulo do ano das Oficinas Curro Velho, da Fundação Cultural do Pará (FCP), começou nesta segunda-feira (19), nas unidades do Curro Velho e Casa da Linguagem. São mais de 100 cursos ofertados nas linguagens visuais, verbal, musical, cênica e entre outras. Quem estiver interessado em participar, ainda existem vagas disponíveis e podem garantir sua inscrição até a próxima quarta-feira (21).

Entre as oficinas está a de Desenho e Gravura ministrada por Marcelo Lobato, onde será trabalhada a iniciação do desenho, com questões relacionadas ao uso do claro, escuro, sombra e perspectiva, além do preto e branco. Os alunos aprenderão técnicas de estilo livre. “Vamos trabalhar com serigravura, xeligravura e calcogravura. São todas técnicas de gravura, além de impressão em prensa e impressão em colher”, adianta o instrutor. Qualquer pessoa a partir de 12 anos pode participar da oficina.

Ainda segundo Marcelo Lobato, a oficina tem a finalidade de gerar renda em um futuro bem próximo para os alunos. “Você sai daqui com a capacidade de trabalhar em várias mídias, como rótulo de garrafa, capa de livro, animação, ilustração e trabalho artístico, como a venda de gravura”, finaliza.

O tatuador Geovane Nascimento, de 25 anos, ficou sabendo da oficina através da página oficial da FCP no Facebook e se interessou para aprender mais técnicas. “Um amigo meu compartilhou no Facebook e me interessei porque trabalho com isso, quero pegar algumas técnicas, já que na hora de tatuar tem muita luz e sombra. Vai ajudar no desenvolvimento do meu trabalho”, comenta.

Batuque Corporal – Outra oficina ofertada nesse primeiro módulo de 2017 é a oficina de Batuque Corporal, voltada para o público em geral, como músicos, dançarinos e até professores. Segundo o instrutor Rutiel Felipe, a técnica pode ser usada em sala de aula.

Rutiel Felipe explica que o Batuque Corporal é um método que ele próprio desenvolveu, onde é possível aprender a ler partitura musical em até 45 minutos. “É jogado para o corpo os valores das figuras em relação aos movimentos, onde é trabalhado lateralidade, concentração, ansiedade, memória fotográfica e improviso. É possível usar tudo isso na sala de aula, no teatro, na dança e dentro da própria música”, comenta.

“Essa mistura de linguagens que acontecem juntas me interessa muito e vejo que pode ser um ganho muito grande quando formos para a sala de aula. É interessante essa compreensão do corpo enquanto música”, afirma o estudante de pós-graduação em musicoterapia, Armando de Mendonça, de 28 anos.

Adalberto Souza, de 49 anos, é pintor de automóveis, e ficou sabendo da oficina através de uma amiga. “Aqui tenho a chance de conhecer e definitivamente aprender a partitura musical”, revela.

Serviço: Oficinas Curro Velho. Inscrições: R$20,00 (gratuito para estudantes de escolas públicas de ensino fundamental e médio). Período de realização: 19 de fevereiro a 9 de março. Rua Professor Nelson Ribeiro, 287, Telégrafo. Informações: 3323-0049

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias